Jornal Estado de Minas

ARTE URBANA

Projeto colore a paisagem de Divinópolis com painéis que ocupam 1,4 mil m²

 

A paisagem de Divinópolis se colore com o Projeto Circuito Cores na Rua (Ccorra), produzido pelo Ateliê Conte Comigo, é comandado pela arte educadora e produtora cultural Mariana Bernardes e pelo artista William Pinguim. A intenção é revitalizar locais abandonados e de pouco movimento com graffiti. A população, principalmente os jovens, é convidada a frenquentar e interagir com a cidade.





 

A primeira intervenção foi realizada em 2020, quando foram pintados três murais com mais de 100m². As pinturas foram feitas no Teatro Municipal Gravatá, no Ginásio Poliesportivo e no viaduto que liga o bairro Esplanada Niterói ao Centro da cidade. Os locais foram escolhidos por serem espaços frequentados por jovens, especialmente negros. O projeto também aposta na representatividade, uma vez que os personagens retratados também são negros.

 

William e Mariana, por estarem inseridos no movimento negro, acreditam que os painéis contribuem para empoderamento e representatividade da juventude negra. Além dos personagens negros, trazem elementos da cultura Hip hop, como o break e o skate. Outros temas retratados são a preservação do meio ambiente e homenagens aos profissionais da saúde.

 

"Muitas vezes, o graffiti não precisa nem dizer muita coisa. Quando você coloca a valorização dos profissionais da saúde em um painel, todo mundo, mesmo que inconscientemente, sabe a importância daquilo e se sente representado, porque gostaria de estar fazendo uma homenagem também", declara William.





Painel em homenagem aos profissionais da saúde realizado pelo projeto Ccorra - Circuito Cores da Rua (foto: Ateliê Conte Comigo)

 

Os graffitis, além de trazer cor para a cidade, fortalecem a cena da cultura urbana. Tornam-se cenários de encontros de batalhas de rimas, vídeos para redes sociais, criam um novo ponto turístico, fomentam a economia criativa e inspiram novos artistas. "A gente percebe que os jovens são convidados a pensar sobre a arte e a sonhar com possibilidades. A gente traz o conceito da assinatura, do nome, da construção da identidade... Então é uma coisa muito certeira e os meninos se sentem incentivados", afirma Mariana.

 

Atualmente, o projeto conta com mais de 1400m² painéis espalhados pela cidade e eles pretendem chegar a 3.000m² e entregar uma cidade nova e colorida, popularizando e fomentando a arte de rua e fortalecendo o pensamento crítico da população.

 
ARTE NAS ESCOLAS

Escola Estadual Monsenhor Domingos depois de receber o projeto Ccorra - Circuito Cores da Rua (foto: Ateliê Conte Comigo)

 

Em 2021 o projeto estabeleceu parcerias com escolas públicas de Divinópolis, para levar a arte do graffiti para mais perto dos estudantes. No dia 07 de agosto Mariana e William participaram do sábado letivo e realizaram a implementação de um mural na Escola Estadual Monsenhor Domingos.





 

O artista William Pinguim propõe uma reflexão sobre a educação patrimonial por meio da pintura de pontos turísticos da cidade como o Museu, a Maria Fumaça e o Mercado popular. O trabalho também permite pensar as fórmulas matemáticas. Esse espaço abre possibilidades para os professores enriquecerem suas aulas e aumentem o interesse dos alunos pelos estudos.

 

Além do mural, a escola contratante ganha um vídeo mostrando a transformação do espaço e uma live, que pode ser uma oficina ou uma roda de conversa com os realizadores do Ccorra.