(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Você está preparado psicologicamente para o Exame da OAB?


postado em 05/07/2016 14:00

Bateu aquele nervosismo antes da prova?

Todo oabeir@, por mais tranquilo que seja, quando chega perto do exame sente aquele frio na barriga. Muitas pessoas são tão afetadas pela ansiedade que acabam prejudicadas na prova.

Sabe aquele amigo que estuda muito e não consegue passar? Quem nunca teve um branco na hora da prova? Vencer o nervosismo pode ser a chave para o sucesso em um exame.

Veja algumas dicas psicológicas para a prova:

  • É muito importante descansar a mente e se distrair ? sem excessos, claro. A auto cobrança é um fator que contribui para o aumento do nervosismo. Pensar em outras coisas ajuda bastante.
  • Enxergar a prova apenas como mais uma etapa do processo e não como uma chance única de demonstrar o conhecimento obtido durante anos, também ajuda.
  • É comum que o candidato fique alienado em relação aos temas da atualidade, ficar ?bitolado? com a prova, pode te afastar da realidade. É bom que você possa dedicar algum tempo para ler pelo menos as manchetes dos jornais com as últimas notícias que estamos vivenciando para se manter informado.

E se der um ?Branco??

Respire profundamente, se puder, beba um pouco de água e leia a questão novamente. Assim terá mais concentração e poderá acessar sua memória.

O candidato não deve estudar novas matérias dias antes da prova. Não adianta atirar para todos os lados nos últimos dias. Estudar demais nesse momento pode prejudicar o armazenamento do conteúdo revisado recentemente e ainda dificultar o resgate do conhecimento de longo prazo.

Fique de olho nesta dica:

Passar por temas recorrentes de provas anteriores ajuda a consolidá-los na mente.

Aquela dose de otimismo é sempre bem vinda. O oabeiro precisa acreditar em si mesmo e que vai fazer uma boa prova. Seu comportamento deve ser como o de alguém que tem a capacidade para passar, porque se pensar que vai ter dificuldades num determinado setor, essas dificuldades acabam acontecendo por associação.

E o dia da véspera?

A véspera do exame deve ser encarada como um dia de descanso da mente. Cerque-se de coisas boas, pessoas de quem você gosta, como amigos e parentes que trazem tranquilidade. Evite brigas e discussões. Invista em um bom filme e ouça músicas inspiradoras.

Preparando seu cérebro

Dias antes do exame, é importante que o estudante se prepare psicologicamente caso algo não dê certo. Mesmo sabendo que pensamentos positivos são benéficos, trabalhe com a hipótese de não passar, preparando-se para lidar de maneira madura. Excesso de pensamento positivo pode gerar uma expectativa irreal.  Por isso, estar preparado ajuda, caso precise prestar o exame novamente. O importante é não desistir.

Chegou o dia da prova, e agora?

Pensamento positivo e muita confiança. Levar essa confiança para a prova te ajuda a fazer o seu melhor. Estabeleça um diálogo  saudável consigo mesmo, essa relação é fundamental. ?Confie no seu taco? e boa prova.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)