Publicidade

Estado de Minas

Férias de verão exigem mais cuidados com os olhos


postado em 16/01/2018 15:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O período mais esperado do ano pelos brasileiros chegou: o verão. Com dias mais quentes e maior exposição ao sol durante a estação é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde e, principalmente, com os olhos. As viagens para as cidades de praia ou locais como clubes, rios e cachoeiras expõe as pessoas aos raios ultravioleta (UVB) e a doenças infecciosas, mais frequentes nessa temporada de férias.

Segundo o oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos Dr. Bruno Prieto é recomendável o uso de óculos solares, bonés e chapéus para proteção contra a radiação UVA e UVB. O médico alerta para os banhos de imersão, principalmente, em lugares públicos ou com grandes aglomerações. "A água parada acumula muitas bactérias e, dessa forma, as pessoas correm o risco de pegar conjuntivite bacteriana ou viral", afirma.

A conjuntivite viral é mais comum nesta época do ano. Os sintomas mais frequentes da doença são: coceira e dor nos olhos, secreção de cor branca ou amarela, sensação de areia nos olhos e hipersensibilidade à luz. "A transmissão se dá por meio do contato com a secreção causada pela doença e também por objetos contaminados. Ao perceber os sintomas o melhor a fazer é procurar um médico oftalmologista", reforça Dr. Bruno Prieto.

O especialista faz um alerta para as pessoas que usam lentes de contato. "É extremamente perigoso nadar com lentes de contato. Há o risco de uma infecção ocular seríssima, a úlcera de córnea, que pode ocasionar até mesmo a perda da visão. O ideal é que as pessoas que usam lentes tenham óculos de nado para evitar esse tipo de situação", ressalta.

Segundo o oftalmologista, outros cuidados essenciais para a saúde ocular são uma boa hidratação e alimentação saudável. "As pessoas querem começar o ano diferente. É um bom momento para iniciar uma alimentação balanceada rica em verduras e legumes [com coloração mais escura como couve e brócolis, por exemplo], e em ômegas 3, 6 e 9. Essas gorduras boas podem ser encontradas em peixes como salmão, sardinha e em sementes como linhaça e chia. Esses alimentos ajudam a proteger a retina e a hidratação contribui para a qualidade do filme lacrimal o ajudando na proteção ocular", destaca. Para as crianças, segundo o médico oftalmologista, deve-se ficar atento às brincadeiras e aos esportes de contato. "É preciso ter cuidado com atividades que incluam atirar objetos, pois se um objeto atinge o olho, pode afetar a sua estrutura e causar lesões", alerta.

Os cuidados com os olhos não podem se restringir as férias, de acordo com o médico do Visão Institutos Oftalmológicos, durante todo o ano as pessoas devem ficar atentas a saúde ocular. "É importante buscar o auxílio médico que pode dar as orientações corretas para uma boa qualidade visual", finaliza Dr. Bruno Prieto.

Visão Institutos Oftalmológicos

Há mais de 25 anos no Distrito Federal, o Visão Institutos Oftalmológicos é uma empresa tradicional e sólida que cresceu com a capital federal, tendo sempre em foco seus pilares de excelência, tecnologia e humanização do atendimento. Com mais de 60 oftalmologistas especializados para cobrir todas as áreas da oftalmologia: oftalmopediatria, cirurgia refrativa, oftalmoplástica, córnea, tratamento de catarata, glaucoma e outras doenças oculares, o Visão possui 8 unidades de atendimento: Asa Sul, Asa Norte, Guará, Ceilândia, Taguatinga Norte, Gama, QNJ e Samambaia Norte. Certificado pela ISO 9001/2015 para consultas, exames e cirurgias e em processo de acreditação pela ONA, o Visão conta com um programa de rastreamento e qualificação de fornecedores para garantir a segurança e a melhor experiência para o paciente.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa
Imagem Corporativa
(61) 3039-8101 / 3542-1501

Website: http://www.visaoinstitutos.com.br/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade