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Estado de Minas

Erros Comuns no Cadastro de Produtos em Marketplaces

Não configurar o frete - Os Marketplaces não divulgam nenhuma oferta se o frete não estiver devidamente configurado para seus clientes.


postado em 05/01/2018 11:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
No integrar Marketplace, que, em poucas palavras, é fazer parte de um shopping online, o vendedor possibilita que seus consumidores adicionem seus produtos no carrinho de compras, escolham a melhor condição de pagamento, prazo para entrega, e que não se preocupem com o horário e dia da semana de suas compras. Esse método não só facilita e traz conforto para seus clientes como também permite ao empreendedor lucrar muito mais em suas lojas virtuais.

A melhor parte é que o Marketplace por fazer tantas divulgações e investimentos com publicidade e marketing virtual consistentes, ganha força na repercussão de seus anúncios, atingido clientes em potencial.

Isso faz com que o tráfego do e-commerce integrado cresça, o interesse pelo produto e reputação positiva também. Mas, existem alguns erros comuns no cadastro dos produtos ao integrar Marketplace que podem prejudicar a divulgação e venda do produto. Confira:

- Cadastro dos produtos sem o código EAN - Muitas vezes o vendedor ao cadastrar seus produtos no Marketplace não inseriu o código de fábrica e por isso a plataforma acaba rejeitando esse produto.
Como a plataforma não tem autorização para gerar esse código de barra, o vendedor se prejudica ao não ter transmitido as informações devidas;

- Elemento gráfico não associado - Quando o vendedor faz postagem de um texto, imagem ou outro elemento gráfico que não está associado ao produto, o Marketplace não aceita a conclusão desse cadastro;

- Marcas não autorizadas - Algumas marcas não podem ser comercializadas dentro do Marketplace e por isso são barradas as tentativas do lojista de inserir esses produtos;

- Não configurar o frete - Os Marketplaces não divulgam nenhuma oferta se o frete não estiver devidamente configurado para seus clientes.

- Sem as informações de frete o cliente fica sem noção de quanto gastará no total com sua compra e isso é um ponto muito negativo no e-commerce, ocorrendo até mesmo a desistência do cliente, portanto é necessário o cadastro do frete juntamente com o produto para que o processo seja concluído na plataforma.

- Preço - Alterações bruscas no valor do produto, excedendo o limite considerado padrão de preço e até mesmo cancelamentos constantes de produtos com estoque são situações que fazem o vendedor correr o risco de bloqueio de sua campanha pelo Marketplace.

Por isso, é primordial que na fase de contratação o lojista procure alinhar clinicamente tudo que está envolvendo o serviço e sanções que poderão ser aplicadas, ainda mais pelos canais de Marketplace. Assim fica muito mais rápido corrigir eventuais problemas.

Para conquistar com a maior facilidade a buybox, vimos então possíveis erros no cadastramento que podem ser evitados e que é de total importância estar sempre atento e alinhado ao preço, prazo, frete e reputação do produto anunciado.

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