Publicidade

Estado de Minas

Conheça como funciona o sistema de freio a disco e seus componentes

A missão do sistema de freio é remover a energia cinética gerada com o movimento do carro para que ele possa parar.


postado em 04/01/2018 11:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O sistema de freio a disco é composto por diversos componentes que trabalham em conjunto para realizar a frenagem: o pedal do freio, o cilindro-mestre (fornece o fluído), as mangueiras flexíveis, os tubos de metal (por onde passa o fluído), os cilindros de roda, os pistões e as pastilhas.

A missão do sistema de freio é remover a energia cinética gerada com o movimento do carro para que ele possa parar. Para isso, ele converte a energia cinética em calor que se dissipa com o ar gerado. Em alguns casos, existem discos ventilados (vários furos no disco), fazendo com que esse calor se dissipe mais rapidamente.

O disco, geralmente de ferro fundido, acompanha o movimento da roda. O tipo mais comum é o sistema de pinça flutuante com um pistão, que fica em uma parte fixa envolvente ao disco. Neste mecanismo há duas pastilhas que fazem a fricção com o disco e realizam a frenagem.

O freio a disco funciona quando apertamos o pedal de freio gerando uma pressão hidráulica, essa pressão é passada por todo o sistema empurrando o pistão (que fica dentro da pinça de freio), onde as pastilhas também são empurradas provocando a fricção nos discos de freio. A fricção produz a força para reduzir a velocidade do veículo, convertendo a energia cinética do veículo em calor que se dissipa no ar. O aquecimento também pode fazer com que a eficiência do freio a disco fique comprometida, mas esse sistema fica mais exposto ao ar e isso facilita o arrefecimento do disco.

A força hidráulica é a pressão gerada pela carga do pé do condutor sobre o pedal de freio, que quando acionado, faz que o cilindro-mestre gere a pressurização do fluído, conduzindo a pressão exercida do pedal até as rodas e acionando os mecanismos para a frenagem. O freio hidráulico aplica a força de frenagem igualmente aos lados do veículo.

Para o veículo nenhuma peça é importante isoladamente, mas sim no conjunto delas como um todo, para se ter um bom funcionamento é necessário uma manutenção preventiva, por isso, se precisar de peças conte com profissionais de confiança e qualidade.
Precisando de peças e não sabe onde encontrar ? Envie um orçamento para: vendas@zonecar.com.br
Conheça também o site da Zone Car Auto Parts: www.zonecar.com.br

Ainda não conhece a Zone Car Auto Parts?

A Zone Car é uma empresa que foi fundada em Março de 2014 no município de Osasco, atualmente conta com mais de 23.000 anúncios no ar, aceitando quase todas as formas de pagamentos possíveis e abrangendo todo o território Nacional. Possuem uma ótima equipe de vendas, estoque e financeiro para agilizar todos os processos no menor tempo possível.
Zone Car Auto Parts - A sua Auto Peças a um click de você!

Website: http://www.zonecar.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade