Publicidade

Estado de Minas

Dicas fáceis para se evitar a falta de comunicação nas empresas


postado em 03/01/2018 11:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Você já sentiu que as informações que você precisa não estão chegando redondas? Sente que perde muito tempo no seu dia a dia de trabalho batendo cabeça, sem ter as informações que precisa? Sente que as pessoas na sua equipe parecem perdidas e sem muita colaboração? Pois é, você pode estar sofrendo do famoso problema de falta de comunicação!

A falta de comunicação acontece quando as informações não fluem de maneira satisfatória dentro da empresa. Ou seja, as pessoas que detém determinada informação vital para o negócio, ou até mesmo para a rotina, não a encaminham para as pessoas que vão consumi-las. E fazem isso de má fé? Não! Muitas vezes, isso acontece justamente porque não há um procedimento formal sobre como deve fluir o fluxo de informações.

E como evitar isso? Mapeando as informações! Comece por fazer um fluxograma do trabalho a ser feito, com o caminho que as informações devem tomar desde quando elas nascem até onde elas são consumidas. Além disso, a utilização da famosa ferramenta do SIPOC pode ser de grande valia. Nela, você lista todas as informações que você recebe, quem as manda, quais você produz e quem as consome.

Por fim, trabalhe no ciclo da comunicação dentro da sua organização. Tenha consciência de que as informações precisam ir e vir, para que um bom trabalho possa ser bem feito!

Não deixe pra depois. Comece a ajustar agora mesmo seus processos.

Website: http://www.fm2s.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade