Publicidade

Estado de Minas

VIA Technologies lança no país solução IoT com multiplas opções de conectividade


postado em 02/01/2018 13:30

A crescente utilização de soluções para automação e de Internet das Coisas na indústria brasileira por vezes tem sua aplicação comprometida por falhas na conectividade, que impedem a comunicação entre máquinas e o envio de informações a gestores. Pensando nisso, a VIA Technologies, líder global no desenvolvimento de soluções de plataforma e sistemas embarcados integrados para IoT e automação, está lançando no país o VIA Artigo 360, novo sistema gateway ultracompacto e adequado para operação em ambientes hostis que possui diversas opções de acesso à rede.

Segundo Ubiratan Resende, diretor geral da VIA Technologies no Brasil, o sistema possui módulos para conexão wi-fi, bluetooth e 3G. "O VIA Artigo 360 pode operar com as várias opções simultaneamente como duas conexões 3G e duas wifi. Caso uma delas falhe, as outras garantem a comunicação entre dispositivos ou com o gestor", diz.

O sistema é extremamente versátil e pode ser customizado para solucionar as mais variadas necessidades, como o acompanhamento remoto e em tempo real do desempenho da produção ou condições que a afetem, seja em indústria, agropecuária e outros.

A solução é compatível com a maioria dos sensores produzidos por outros players do mercado e possibilita tanto a comunicação entre esses dispositivos quanto o encaminhamento das informações para gestores pelo celular ou computador.

"Algumas atividades requerem um controle rigoroso do ambiente. Granjas, por exemplo, demandam um acompanhamento constante de temperatura, nível de dióxido de carbono, umidade, entre outros. Sensores captam essas informações e o sistema as disponibiliza ao gestor, que pode acompanhar tudo remotamente, pelo celular", exemplifica Resende.

Na indústria, o VIA Artigo 630 atende à necessidade de acompanhamento tanto do ambiente quanto do andamento da produção. Adequado para operação em ambientes hostis, o Artigo 360 permite diversas adaptações. No chão de fábrica, se equipado com os sensores adequados, pode servir para a detecção de vazamentos de gás ou água. "Conhecendo as condições da unidade de produção ou local de armazenamento em tempo real ou a ocorrência de qualquer fator de risco, pode-se fazer o controle do ambiente remotamente", afirma Resende.

Para a automação, o sistema realiza a comunicação M2M. Dentre outros, pode determinar a quantidade de insumos que serão disponibilizados em cada etapa da produção. "Por exemplo, ele identifica o quanto de plástico ou metal que será inserido em diferentes moldes", diz.

O uso do IoT e de embarcados ganha espaço em vários setores. Na pecuária, o VIA Artigo 630 permite que se saiba, entre outros, o peso de cada animal. "Pode-se instalar uma balança em um ponto onde o rebanho tenha de passar. O sistema possibilita que os dados de pesagem e a identificação de cada animal seja transmitida ao gestor, , pelo celular", diz. "Dessa forma, pode-se fazer um acompanhamento de cada animal. Isso é uma necessidade atual do pecuarista, que busca elevar cada vez elevar sua produtividade", acrescenta Resende.

"Esses sensores são produzidos por fornecedores parceiros da VIA ou outros, que podem ser escolhidos pelo proprietário. Um dos diferenciais da companhia é que suas soluções são compatíveis com a maioria das soluções disponibilizadas pelos players desse segmento. Além disso, o sistema é muito versátil, o que possibilita seu uso nas mais variadas atividades", diz o executivo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade