Publicidade

Estado de Minas

Entidade da TI gaúcha encerra 2017 com celebração de conquistas


postado em 02/01/2018 11:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O SEPRORGS realizou no dia 14/12 seu evento de final de ano, no Porto Alegre Country Club. A festa foi prestigiada por empresários, gestores de entidades, representantes da esfera pública e diversos outros entes da TIC gaúcha, que desfrutaram de um ambiente de confraternização e descontração.

"Pelas possibilidades que foram construídas, pelas ações que foram costuradas para o ano que vem e pelo feedback que recebemos do público presente, fiquei com a sensação que esta foi uma das festas mais completas que já fizemos. Conseguimos reunir em um só lugar empresas, startups, instituições de ensino, entidades, políticos e todos os membros da TIC gaúcha, em um ambiente de integração que pôde ser muito bem aproveitado por todos. É gratificante verificar que atingimos, com este evento, um poder de amálgama necessário para movimentar as ações presentes e futuras, que com certeza será revertido em benefícios para todo o setor", destaca Diogo Rossato, presidente do SEPRORGS.

O VP e diretor de Marketing da entidade, Donald Reis, também destaca a importância de se fechar um ano junto a todas as representações institucionais e educacionais que fazem parte do nosso ecossistema .

"Apesar das dificuldades econômicas, enfrentamos estes desafios com muita troca de experiência, aumentando as nossas perspectivas e a confiança para 2018 . Estamos aprendendo juntos. Unir e homenagear passado, presente, futuro e a força feminina da economia digital gaúcha é reposicionar a autoestima, valorizar a educação, experimentar as diferenças sem grenalismo", ressalta Reis.

O evento coroou não apenas o ano, mas a primeira gestão da atual presidência, que tem motivos de sobra para comemorar. Ao longo do último biênio, o SEPRORGS atuou na realização, fomento e participação em eventos de relevância para a área de Tecnologia e Economia digital, dentre os quais feiras e missões do segmento, eventos de cunho mundial como o SXSW e o FIC ? Festival de Interatividade e Comunicação, que a entidade apoiou em 2016 e tornou-se correalizadora,em 2017, ao lado da ABRADI-RS.

Também houve participação ativa de todos os diretores junto a eventos de diversos segmentos, como comércio, varejo, educação, startups, entre muitos outros, bem como na defesa de interesses da TIC em instâncias municipais, estaduais e federais, liderando ações ou apoiando entidades parceiras.
Outro destaque merecido é o Mesas TI, evento que o SEPRORGS promove com o objetivo de fomentar a cadeia de negócios da TIC gaúcha e que vem a cada nova edição reforçando este propósito.

Outras ações que movimentaram este objetivo foram a aproximação com universidades, angariando diversas novas parcerias neste segmento, apoio e realização de iniciativas voltadas ao esclarecimento do setor nas áreas de finanças, tributos, legislação e outros, além da preocupação constante e crescente com a Qualidade, motivo pelo qual o SEPRORGS certifica seus processos internos com a ISO 9001 e controla indicadores conforme recomendações do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), no qual é Troféu Prata.

No campo legislativo, a entidade travou batalhas para combater projetos, leis e ações que, de forma abusiva, preterem as empresas nacionais quando comparadas com as exportadoras de TI, ou aqueles que não direcionam da melhor forma cenários para o desenvolvimento do setor no país, atingindo de forma desfavorável os ambientes de relações produtivas, trabalhistas e demais.

Ainda na esfera política, outro feito do SEPRORGS e entidades parceiras foi o lançamento, em 2017, da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação, projeto levado a cabo junto ao poder público municipal, com apoio do vereador Valter Nagelstein, para dar foco e assegurar a realização de ações importantes para a economia digital gaúcha, como a regulamentação da Lei de Inovação de Porto Alegre, o fomento às startups, a reformulação do 4ª Distrito, o mapeamento e melhor aproveitamento da malha de fibra óptica em Porto Alegre, ações para tornar Porto Alegre uma "smart city" por meio da aplicação da Tecnologia e Inovação locais aos serviços da cidade, a inclusão obrigatória da disciplina de Computação e Empreendedorismo na grade de ensino fundamental e o fomento a eventos temáticos no município.

Para o próximo período de gestão, a meta é dar continuidade ao trabalho, bem como traçar ações para aproximar ainda mais a entidade das pessoas que compõe o setor, estabelecendo uma comunicação direta com os colaboradores das empresas representadas. Além disso, o SEPRORGS deverá ampliar as ações de representação do cidadão em relação a assuntos que impactam o desenvolvimento do município, estado e país.

Também haverá continuidade à promoção de ações no interior, como tem ocorrido com a realização e apoio a eventos em diversas cidades, visando a aproximar ainda mais a entidade das empresas locais, criando uma grande coalizão estadual de força para a TIC.

Serão potencializadas, ainda, as ações de fomento à PlataformaTI, ambiente digital de aproximação entre fornecedores e compradores de TI que o SEPRORGS criou e vem aprimorando para gerar oportunidades de negócio e integração a nossas empresas.

Fomento também será uma constante em relação aos eventos promovidos pela entidade, como os grupos de Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Mentoring Empresarial, palestras e debates sobre temas relevantes para o setor, entre tantos outros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade