Publicidade

Estado de Minas

Comunidade Colmeia fomenta o empreendedorismo e inovação, há um ano, em Uberlândia

"De lá para cá, passamos de cinco para 25 startups associadas. Foram mais de 20 eventos, mais de 4 mil pessoas impactadas..."


postado em 27/12/2017 12:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Após o encerramento do programa de pré-aceleração de startups, Lemonade, realizado em Uberlândia-MG, no segundo semestre de 2016, seis das empresas finalistas decidiram se unir para criarem um coworking colaborativo, por meio do qual fosse possível o fomento e desenvolvimento criativo e sustentável de suas empresas. Depois de um café entre eles, em dezembro de 2016, eis que surge a ideia de fundar a Comunidade Colmeia, associada da i9 Uberlândia (instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o ecossistema de inovação e tecnologia do Triângulo Mineiro), que no último dia 21 de dezembro, celebrou um ano de fundação.

A primeira atividade da Colmeia foi trazer para Uberlândia o SEED ? Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development - um programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais.

Em março, a Comunidade deu um passo maior e assumiu a gestão do espaço de coworking Eureka, localizado no bairro Granja Marileusa, em Uberlândia-MG. "De lá para cá, passamos de cinco para 25 startups associadas. Foram mais de 20 eventos, mais de 4 mil pessoas impactadas, dois programas de pré-aceleração (envolvendo 50 startups), um hakcthon, cursos, workshops, meetups, happy hours", informa a líder de projetos da Colmeia, Jeniffer Medeiros.

Com o apoio de instituições como a i9, Sebrae, Brain, ABS, Granja Marileusa, Núcleo das Empresas Juniores, Bus, Zebuvalley e Beer of Coffee, a Comunidade não para. "Nós temos vários projetos para serem desenvolvidos, com o objetivo de colaborar para fortalecer o nosso ecossistema de inovação e empreendedorismo", afirma Medeiros.

A Colmeia hoje congrega e conecta pessoas, que estão desenvolvendo suas ideias, com empresas que podem apoiar, bem como com empreendedores já consolidados no mercado e que buscam soluções para suas empresas. "A nossa missão é sermos referência de empreendedorismo e inovação e ajudar as empresas e empreendedores a se desenvolverem de forma compartilhada e colaborativa, permitindo a interação entre empresas, mentores, associações, investidores, universidades, corporações e vários outros personagens deste universo", finaliza Medeiros.

Para o diretor de startups da i9, Marcos Caixeta Valim, a parceria i9 e Colmeia é muito bem-vinda. "Nós temos uma sintonia com a Comunidade e estamos ao lado dela para fortalecer ainda mais os elos do ecossistema de inovação de Uberlândia. Os resultados têm sido positivos e nós desejamos muito sucesso para todas as startups envolvidas, inclusive estamos aqui para apoiá-las também", comenta.


Website: http://colmeia.network

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade