Publicidade

Estado de Minas

Plataforma de negócios em moedas digitais ganha selo de empresa solidária


postado em 22/12/2017 18:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
A Bitofertas, plataforma de negócios em moedas digitais, se associa a Projeto de Terceiro Setor desenvolvido pela organização intergovernamental WSA (Aliança Mundial dos Esportes), que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A parceria é o início de uma jornada de ciclos de palestras sobre educação financeira, inovação e tecnologia disruptiva em escolas públicas e universidades, além de promover workshops nos bairros para que as empresas conheçam e passem a aceitar moedas digitais como forma de pagamento.

Com a parceria, a Bitofertas também irá disponibilizar inicialmente 300 licenças especiais ? para serem oferecidas aos estabelecimentos comerciais de todo o estado de Mato Grosso do Sul, por enquanto - conjuntamente com a concessão de isenção de taxas para utilização da sua casa de câmbio. Assim, essas empresas poderão aceitar Bitcoin e solicitar os recebimentos em seus bancos de origem com taxas zero.

"Vamos começar esse trabalho em Mato Grosso do Sul, mas a proposta é estender para todo o Brasil em um curto espaço de tempo. A Bitofertas irá incentivar iniciativas da capital que venham a somar com o mercado de moedas digitais com foco em projetos de terceiro setor", disse Jonhnes Carvalho, fundador do Bitofertas Brasil. O embaixador da LivelyUp no Brasil, Marcelo Bonfá (ex-baterista da banda Legião Urbana), entregou o selo de empresa solidária nas mãos de Jonhnes Carvalho e do presidente Cícero Saad no último dia 17.

O LivelyUpé um projeto sociocultural desenvolvido pela organização intergovernamentalWSA (Aliança Mundial dos Esportes)e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas por meio do DESA (Departamento de Assuntos Socioeconômicos das Nações Unidas), ECOSOC (Conselho Socioeconômico das Nações Unidas), UN-NGO Section (Seção de Organizações não Governamentais das Nações Unidas) e UN-NGO-IRENE (Rede Regional Informal de Organizações não Governamentais das Nações Unidas). Seu objetivo principal é criar conscientização sobre a existência e a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas por meio da implementação de ações socioculturais e solidárias, utilizando música, cultura, artes, esportes e tecnologia como ferramentas de implementação.

Atendendo ao que preconiza o Pacto Global da Agenda 2030, a Bitofertas aderiu ao Movimento Nacional ODS Nós Podemos, um movimento de voluntários apartidário, ecumênico e plural. "Os desafios dos ODS são gigantescos e exigem inovadoras e vigorosas parcerias em escala nacional. Por isso, entendemos a agenda dos ODS como uma oportunidade de ter prioridades globais com metas a serem alcançadas pelos governos, com a indispensável parceria das empresas, organizações sociais e das pessoas. Assim sendo nos comprometemos no atingimento dos objetivos 8 e 9 dos 17 ODS", completou Jonhnes Carvalho.

Hoje, das mais de 7 bilhões de pessoas do mundo, cerca de 2 bilhões não possuem conta bancária - 38% dos adultos. As estimativas são do Banco Mundial, que anunciou em 2013 a meta de universalizar o acesso financeiro até 2020. Existem também 200 milhões de micro e pequenas empresas em países subdesenvolvidos sem conta bancária. A falta de um banco mina o crescimento do negócio. Crédito é importante para a expansão, geração de empregos e riquezas.

Assembleia Geral das Nações Unidas e os ODS
Na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, os países membros da ONU avaliaram as várias questões do desenvolvimento humano em nível mundial e reconheceram como uma responsabilidade coletiva a importância da erradicação da pobreza em todas as sua formas e dimensões, incluindo a pobreza na sua forma extrema.

Durante a Conferência das Nações Unidas, todos os 193 países membros da ONU se comprometeram em atingir um determinado número de metas de desenvolvimento antes do ano de 2030. Foram estabelecidas metas que identificam elementos fundamentais para a contribuição do desenvolvimento humano. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas pelos países membros, os quais são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Sobre a Bitofertas
A Bitofertas surgiu em 2016 com o desafio de ser uma plataforma simples de negócios e que abrangesse pequenos comércios de estilos variados. O Bitcoin que até então era utilizado por especialistas passou a ser levado como oportunidade de maior margem de lucro para estabelecimentos ao redor do Brasil. A ideia surgiu do publicitário Jonhnes Carvalho, hoje sócio-fundador do projeto, que buscou criar um negócio aonde todos os envolvidos pudessem ganhar. A loja ganha por contar com um modelo inovador de recebimentos, os clientes ganham pela simplicidade em se pagar com Bitcoin por meio do único aplicativo do Brasil e os revendedores recebem comissões justas pelo trabalho.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade