Publicidade

Estado de Minas

Zona Norte: cinco lugares para conhecer durante as férias


postado em 22/12/2017 17:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Dezembro e janeiro são meses esperados pelos jovens. Além das festas típicas, como o Natal e o Ano Novo, o verão e os dias de folga do colégio carregam a calmaria após um ano repleto de matérias, provas e exames. Apesar de alguns locais bastante visitados nessa época estarem fechados por motivos de prevenção à febre amarela, ainda há muitas opções para se divertir na Zona Norte de São Paulo. O Colégio Salesiano Santa Teresinha fez um roteiro especialmente para aproveitar essa região durante o período. Confira:

Oratório Santa Teresinha

No início do século XX, uma chácara no bairro do Chora Menino foi comprada pelos Salesianos que serviu como campo de futebol para os alunos. Poucos anos mais tarde, em 1924, o Pde. Henrique Mourão fundou o Oratório Santa Teresinha. O feito foi realizado para cumprir uma promessa à recém-canonizada Teresa de Jesus, que protegeu a instituição durante os conflitos vividos em meio a Revolução de 24. Até hoje, o Oratório recebe fiéis durante todos os finais de semana, com o intuito de unir a catequese e o esporte.

Endereço: Rua Dom Henrique Mourão, 201, Santa Terezinha, São Paulo ? SP

Centro de Tradições Nordestinas

Criado em 1990, o CTN fica no bairro do Limão e funciona como um ponto de encontro entre nordestinos, além de oferecer comidas típicas, músicas tradicionais e fortalecer a rica cultura do seu povo. Em 2003, o Centro recebeu o reconhecimento de Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e de Utilidade Pública Municipal pela Prefeitura de São Paulo. Atualmente, o estabelecimento recebe cerca de 70 mil pessoas todos os meses.

Endereço: Rua Jacofer, 615, Limão, São Paulo ? SP

Centro Cultural da Juventude

Apelidado como CCJ, o espaço foi inaugurado em 2006 e é considerado o maior local voltado para programações juvenis. Conta com 8 mil m² e é composto por áreas de convivência e exposição, laboratórios, teatro, anfiteatro e salas direcionadas para danças, projetos, pesquisas, artes plásticas, além de ilhas de edição de áudio e vídeo. Com a programação inteiramente gratuita, oferece oficinas, workshops e atividades educativas.

Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Cachoeirinha, São Paulo ? SP

Parque da Juventude

Marcada por violência e desrespeito aos direitos humanos, a Casa de Detenção de São Paulo ? conhecida como Carandiru ? foi desativada e demolida em 2002. O terreno deu espaço para um local de recreação e atividade pública: o Parque da Juventude, que foi fundado em 2003. Lá é possível desfrutar de quadras poliesportivas, faixas de cooper, trilhas e pistas de skate e patins. Outra opção é a Biblioteca São Paulo que fica dentro do parque e guarda mais de 30 mil livros que podem ser emprestados mediante cadastro.

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Carandiru, São Paulo ? SP

Sesc Santana

Aberto ao público em 2005, a unidade Sesc Santana reúne boas alternativas de lazer, como por exemplo, teatro, quadras esportivas, piscina, oficinas, restaurante e mostras de artistas consagrados. Assim como o restante da rede, é um presente para a população paulistana, já que grande parte de seus programas é gratuito ou possui um valor bem baixo. Mensalmente, a instituição divulga no seu site o que estará disponível nos próximos dias, então fique de olho em www.sescsp.org.br/programacao.

Endereço: Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana, São Paulo ? SP

Sobre o Colégio Salesiano Santa Teresinha:
Fundado em 1937, o Colégio Salesiano Santa Teresinha (Rua Dom Henrique Mourão, 201 ? Santa Terezinha) destaca-se na Zona Norte de São Paulo como um notável centro de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. A instituição é centrada na Metodologia do Amor Educativo e no Sistema Preventivo, que se resumem em três dimensões: Razão, Religião e Afeto ? bases da proposta pedagógica de Dom Bosco, santo católico que atuou como educador de crianças e jovens no século XIX. Além disso, o colégio Santa Teresinha conta com uma gama de atividades extracurriculares que incentivam os jovens a desenvolverem outras habilidades além do padrão de escolas comuns. Para mais informações, acesse: www.salesianost.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade