Publicidade

Estado de Minas

Como publicar um livro: editoras prestadoras de serviço


postado em 22/12/2017 13:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O interesse em literatura nacional vem recebendo um aumento significativo nos últimos anos. Um reflexo disso pode ser visto através da Bienal do Livro deste ano (2017) com mais de 300 autores nacionais convidados. Este crescimento não é percebido apenas pela procura dos leitores em literatura tupiniquim, mas também pelo crescente número de autores independentes que vem buscando saber como publicar um livro.

Como publicar um livro?

Para que se possa entender como publicar um livro, primeiro é necessário entender que existem dois tipos de editoras: as comerciais e as prestadoras de serviço.

As Editoras comerciais dominam e bancam todo o processo de edição. Por conta disso deixam o autor da obra um tanto quanto alheio a todo o processo. Ao contrário destes tipos de editoras, as Prestadoras de Serviço trazem uma integração melhor com o autor. Como o autor é o contratante da Editora, ele custeará o serviço. Por causa disso, estará integrado no processo de edição, diagramação e publicação do livro. Como o autor é quem financia o serviço, ele começará assim que solicitado. Tais editoras dão todo o apoio para os autores entenderem como publicar um livro.

Outra vantagem que a Editora Prestadora de Serviço oferece é o lucro sobre as vendas. Como as Editoras Comerciais custeiam a produção e edição dos livros, eles ficam com a maior parte dos lucros, reservando apenas aproximadamente 10% de direitos autorais. Por outro lado, como as prestadoras de serviço são contratadas para a produção, o autor investe inicialmente no serviço. Recebendo assim, ao final, o trabalho completo. Dessa forma, conforme os livos são vendidos, o valor que vem por livro fica integralmente com o autor.

Questão de tempo.

Outra coisa que pesa na hora de decidir como publicar um livro é o tempo. Em uma pesquisa publicada pela Fundação Universia apontou que optar pelo serviço das editoras comerciais podem ser bem demorados. A fundação apresentou, em sua pesquisa, o relato de uma Jovem escritora que chegou a mandar seus originais para mais de 710 editoras, recebendo negativas de todas. Apenas após três anos um editor se interessou pela obra e entrou em contato.

Segundo o Ex-presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini, buscar Editoras Prestadoras de Serviço é muito mais viável para os escritores de primeira viagem. Também explica que é importante conhecer o processo de como publicar um livro através destas editoras. Buscando sempre estar atento aos serviços fornecidos.

Na prática.

Um exemplo de trabalhos oferecidos por uma Editora Prestadora de Serviço é o livro 'A Rainha & o Anjo' da escritora de contos infantis e atriz, Viviane Rojas. O livro, produzido pela Editora Albatroz
(editoraalbatroz.com.br), conta a história de uma rainha e um anjo que buscam a liberdade e o amor. Neste processo a Editora Albatroz ficou encarregada de toda a edição, diagramação, capa e divulgação. Ao cuidar destes assuntos através do serviço contratado pela autora, a Editora permitiu celeridade na produção e divulgação da obra. A Editora conta com outros trabalhos já publicados. Também auxilia escritores de primeira viagem em como ter seu livro publicado. Iniciativas como essa vem sendo tomadas para poder fomentar o mercado editorial que vem recebendo um crescimento na procura de como publicar um livro.


Website: http://editoraalbatroz.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade