Publicidade

Estado de Minas

HDs de 12TB possuem recursos que auxiliam na prevenção contra perda de Dados

Além de 20% mais capacidade os novos HDs possuem sistema contra vibração e serviço de Recuperação de dados


postado em 22/12/2017 11:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Segundo a IDC, o volume de dados digitais dobra a cada ano. Para acompanhar este crescimento, os novos HDDs possuem 20% a mais de capacidade que seus antecessores de até 10TB, permitindo maior expansão aos sistemas de armazenamento de dados. Outro benefício é a redução no custo de aquisição do Sistema de armazenamento, uma vez que é possível atingir a capacidade necessária com um número menor de HDs.

Para empresas que já possuem seu sistema em operação e precisam apenas expandir o espaço de armazenamento, alguns Storages possuem um recurso chamado "Expansão de Capacidade Online" que permite a expansão com o equipamento em funcionamento, sendo possível efetuar a substituição dos discos atuais por discos de maior capacidade, preservando o investimento inicial no hardware.

Até pouco tempo, os Hard Disk Drives (HDD) ou simplesmente HD como são mais conhecidos, possuíam apenas 3 categorias: SAS, SATA Desktop e SATA Enterprise. Atualmente existem 12 tipos: 3 tipos de HDs SAS, 5 categorias com conexão SATA e mais 4 SSDs com memórias diferentes.

Se por um lado essa segmentação ajuda muito a utilizar o HD correto para cada necessidade, por outro traz grande confusão ao decidir qual modelo que melhor atende à demanda de cada empresa ou pessoa. Para definir qual ou quais são os melhores HDs na implantação de um sistema de armazenamento, o fator mais importante é a aplicação que irá trabalhar neste sistema, uma vez que para cada aplicação existe um HD que deve ser utilizado. As aplicações que demandam maior espaço e que exigem mais desempenho do sistema de armazenamento, consequentemente são as mais prejudicadas quando utilizam HDs errados. Por exemplo, para utilização em um Storage NAS, existe uma categoria própria para este tipo de equipamento, pois neste tipo de sistema todos os HDs devem trabalhar em conjunto. Ainda nesta categoria, há uma divisão para sistemas até 8 HDs e em soluções com mais de 8 Hard Disks.

Quando 2 ou mais HDs trabalham em conjunto, a vibração gerada pelo motor que impulsiona a rotação dos discos, incide diretamente nos demais HDs podendo danificá-los ou causar perda de dados. Para evitar estes erros de gravação, os novos discos possuem um sistema de Vibração Rotacional (VR) que garante o desempenho e confiabilidade dos dados a longo prazo, parando a gravação em casos onde a vibração excede os limites permitidos, mesmo em sistemas com até 16HDs.

Para que diversos HDs sejam vistos como um único volume, eles dever ser configurados em RAID. A tecnologia RAID é baseada em montar arranjos onde dois ou mais HDs trabalham em conjunto, com o intuito de aprimorar a segurança e performance sistemas de armazenamento. Para cada aplicação também existe um tipo de HD correto, por exemplo, para um Servidor de Arquivos (File Server) o RAID recomendado é o RAID 5 ou 6, onde existe uma ótima relação entre segurança e volume disponível a ser usado.

Como todo equipamento, os HDs estão sujeitos a apresentarem problemas. Porém os dados contidos dentro destes discos possuem um valor muito alto. Em casos de defeitos nos HDs, alguns fabricantes possuem um serviço próprio de recuperação onde os discos podem ser enviados para a fábrica para que possam ser recuperados.

Mais informações:
https://www.controle.net/faq/qual-o-melhor-raid-a-ser-usado
https://www.controle.net/faq/hd-para-servidor-ou-hdd-para-storage-nas
https://www.seagate.com/br/pt/internal-hard-drives/hdd/ironwolf/

Website: https://www.controle.net/hd-seagate/hd-seagate-12tb-ironwolf-pro-7200rpm-st12000ne0007

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade