Publicidade

Estado de Minas

Como o coach de carreira atua na vida de seus clientes

"O coach de carreira analisa e orienta o cliente no que tange sua vida profissional", Bruno Cunha.


postado em 21/12/2017 13:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Fim de ano é sempre o momento escolhido pelos profissionais para refletirem sobre questões da vida. Com mais um ciclo chegando ao fim, analisar os erros e acertos torna-se fundamental para aprender com as experiências, principalmente no que diz respeito à vida profissional. Uma pesquisa da Pactive Consultoria mostrou que 32% dos entrevistados já pensaram em largar tudo e iniciar uma nova carreira ? desses 65% gostariam de mudar de área para algo mais ligado à personalidade. Porém, dar o primeiro passo nem sempre é fácil. Isso significa sair da zona de conforto, encarar medo e insegurança. E nem sempre o profissional consegue dar esse passo sozinho.

"O coach de carreira analisa e orienta o cliente no que tange sua vida profissional. Nosso papel é ajudar na elaboração de um planejamento de ações e estratégias para fornecer consistência e assegurar o assessorado para agir em busca do seu objetivo", explica o Master Coach de carreira com mais de 10.000 horas de atendimento, Bruno Cunha, da empresa Pontus Consultoria em RH (www.coachbrunocunha.com).

O profissional que atua como coach, tem o papel bem parecido com de um mentor. Ele buscará as melhores técnicas e analisará qual metodologia deverá aplicar para aprimorar as habilidades e competências do indivíduo. A palavra coach, traduzida literalmente para o português, significa treinador. E a ideia é exatamente essa. "O coach atua desenvolvendo, de forma mais acelerada e direcionada, o caminho para que o seu cliente consiga alcançar as suas metas", conta Cunha.

Dentre as vantagens de se contratar um coach de carreira, estão:
? Análise do grau de empregabilidade;
? Elaboração de um plano de carreira;
? Mais foco para seguir os objetivos;
? Obtenção de resultados mais rápidos;
? Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades;
? Segurança na hora de escolher novos rumos.


Quem é o profissional que atua como coach de carreira?

O profissional que atua como coach precisa dominar habilidades relacionadas ao comportamento humano. É preciso gostar de lidar com as pessoas, ter confiança em seu próprio trabalho, ser proativo, ter comprometimento, ser comunicativo, conseguir desenvolver bons relacionamentos profissionais e ter uma ampla visão de mercado de trabalho.

O coach de carreira costuma ter formação em áreas como Recursos Humanos, Administração e Psicologia, mas é fundamental que seja especializado no ramo. "Atualmente existem diversas Instituições que oferecem cursos para coach. É importante que, ao escolher um profissional, a pessoa opte pelos que possuem essa especialização e busque referências das instituições", orienta o especialista. O curso proporciona o aprendizado de metodologias, técnicas e ferramentas que servirão de base para o direcionamento dos clientes, mas a qualidade da aplicação será advinda da musculatura do profissional coach.

Como acontece o processo de orientação?

Quando um profissional contrata um coach de carreira, ele deve ficar atento ao processo de orientação, ou seja, ao tempo de coaching que receberá. Ele costuma durar, em média, de 10 a 12 sessões de uma hora cada. O coach cria uma pauta para cada encontro. Após o primeiro momento de definição do objetivo do cliente, o passo seguinte é determinar quais são as metas. "Elas são os objetivos menores, de curto prazo, que norteiam o caminho para alcançar o objetivo maior", explica Cunha.

O intervalo entre as sessões pode variar entre encontros semanais, quinzenais ou, até, mensais. O processo pode ser presencial ou online. Durante a sessão, o profissional costuma aplicar suas técnicas para estimular o assessorado a identificar suas próprias qualidades, busca desenvolver habilidades, indica pontos de melhorias e debate as metas.

"O modo de conduzir cada sessão varia bastante, depende muito de cada cliente e seus objetivos. O que se busca é identificar o que está impedindo o cliente de seguir adiante, identificar seus valores, resignificar a sua jornada e definir novos desafios e, principalmente, promovendo o autoconhecimento", finaliza Cunha.

Fazer coach é um processo bem intenso de replanejamento de metas, saída da zona de conforto e descobrimento. As metas não são concluídas se o cliente não tiver comprometimento ou se o coach não souber impulsioná-lo. É um trabalho em conjunto das duas partes.

Saiba mais

A Pontus Consultoria é uma empresa especializada em Assessoria de Carreira e Outplacement e Recursos Humanos. Além do serviço de consultoria, e empresa atua com serviços de headhunting, coach profissional, pesquisas de clima, plano de cargos, carreira e remuneração, pesquisa salarial, avaliação de desempenho, e outros serviços.

Saiba mais: www.coachbrunocunha.com

Website: http://www.pontus.com.br/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade