Publicidade

Estado de Minas

Comissão divulga projetos selecionados para o V Festival de Música Contemporânea Brasileira


postado em 19/12/2017 17:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), que chega à quinta edição em 2018, acaba de divulgar o resultado dos trabalhos selecionados entre as propostas enviadas por diversos profissionais da música de todo o país. Ao todo, foram selecionados 13 propostas de apresentação artística e comunicações orais que serão apresentadas durante o evento que ocorre de 20 a 24 de março, em Campinas.

Os trabalhos selecionados pelo Comitê Científico são voltados às obras dos homenageados: o multi-instrumentista Egberto Gismonti e a ganhadora da medalha Villa-Lobos, Marisa Rezende. O edital ficou aberto de dia 15 de setembro a 25 de novembro de 2017, forma enviadas 46 propostas específicas sobre o tema, 25 classificadas e destas, 13 alcançaram as maiores pontuações e irão se apresentar no 5º FMCB. Os profissionais selecionados estão sendo contatados por e-mail e devem confirmar a participação para garantir seus lugares nesta edição.

O Comitê Científico responsável pela seleção dos trabalhos foi composto por profissionais de instituições acadêmicas ligadas à música: Cristina Gerling (UFRGS), Daniel Luiz Barreiro (UFU), Fernando Rocha (UFMG), Ivan Vilela (USP), Liduino Pitombeira (UFRJ), Luiz Costa-Lima Neto (UNIRIO), Maria Bernadete Povoas (Udesc), Pedro Huff (UFPE), Zé Alexandre Carvalho (UNICAMP) com coordenação de Thais Nicolau (Udesc).


FMCB

Com uma estrutura inovadora unindo pesquisa e performance, o festival se tornou um dos eventos culturais mais importantes da cidade de Campinas, reunindo músicos de todo o Brasil e do exterior em homenagem à música brasileira atual. Na edição de 2017 participaram 26 universidades, 240 cidades representadas e mais de 500 mil pessoas alcançadas, presencialmente e pelas redes sociais.

Destaque no cenário musical nacional pelo ineditismo de sua estrutura, o FMCB proporciona uma visão global da obra dos homenageados por meio de apresentações complementares de pesquisa e performances, além da oportunidade de contato estreito com estes compositores que além de estarem presentes durante todo o evento, também apresentam suas próprias obras.


Comunicações orais

Água e Vinho a velha mestra e o jovem poeta - Renato de Barros Pinto e Alexandre Fernandez Vaz

A Ginga de Marisa Rezende: processos composicionais em uma de suas obras para grupo de câmara - Potiguara C. Menezes

A sonoridade de Egberto Gismonti no início de sua trajetória (1969-1977) - Maria Beatriz Cyrino Moreira

Do ensaio ao palco: A "gramática" musical de Mário de Andrade em Egberto Gismonti - Renato de Sousa Porto Gilioli

Mutações e contrastes em duas peças para piano de Marisa Rezende - Tadeu Moraes Taffarello

Notas sobre a trajetória de Egberto Gismonti na ECM entre 1976 e 1995: interações, transculturalidade e identidade artística - Fabiano Araújo Costa

Ressonâncias e Miragem em casa e myths & visions: dois recitais de piano/performances interdisciplinares - Késia Decoté


Apresentações artísticas

A interpretação e o pianismo de Egberto Gismonti em sua obra "Sonhos de Recife - Cândida Borges

Egberto encontra Villa - Claudia Castelo Branco

Egberto Gismonti para violão solo - Daniel Murray

O Brasil de Egberto Gismonti: peças para violão solo - Eddy Andrade da Silva

O clarinete na obra camerística de Marisa Rezende - Matteo Ricciardi

Ponderações sobre a construção interpretativa da peça Contrastes de Marisa Rezende -
Tatiana Dumas Macedo



Serviço
V Festival de Música Contemporânea Brasileira
Data: de 20 a 24 de março de 2017
Mais informações: www.fmcb.com.br ou contato@fmcb.com.br


Website: http://www.fmcb.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade