Publicidade

Estado de Minas

Chegada das chuvas alerta para perigo de dengue


postado em 19/12/2017 12:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O mês de dezembro sempre vem acompanhado do início do período de chuvas constantes. Nessa época, é indispensável que as famílias redobrem a atenção aos cuidados necessários para evitar a formação de locais com água parada e a consequente proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Dados do Ministério da Saúde divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostram que, até novembro deste ano, foram registrados 239.076 casos prováveis de dengue no país, o que representa uma incidência de 116,0 casos por 100 mil habitantes.

Segundo Dr. Jessé Alves, infectologista que compõe o corpo clínico do Laboratório Atalaia, a dengue se caracteriza como uma doença febril em que, na maioria dos casos, os sintomas são leves e não específicos. "Os indícios mais comuns são queixas de dores de cabeça, especialmente ao redor dos olhos; dores musculares intensas; fadiga e vermelhidão na pele que podem durar até uma semana", explica.

O especialista destaca que existem sinais de alerta que devem ser conhecidos por todos, pois podem indicar uma progressão para formas mais graves da doença e se manifestam como dores abdominais intensas, vômitos, sonolências, sinais de sangramento de mucosas e diminuição do volume de urina.

"Quando a pessoa apresenta esses sintomas mais severos, ela deve buscar o serviço de saúde para que sejam feitos exames laboratoriais e medidas de suporte imediato para garantir o diagnóstico precoce. Com isso, conseguimos indicar o tratamento mais adequado para cada caso e afastar a possibilidade de outras doenças, cujos sintomas podem ser confundidos", acrescenta.


Mas como detectar precocemente?
Após passar por uma consulta médica, a pessoa com suspeita de dengue recebe um pedido de exame para a obtenção do diagnóstico da doença. De acordo com Alves, existem diferentes tipos de procedimentos, sendo que os mais conhecidos são os testes sorológicos e o PCR. "No primeiro método, identificamos se há presença de anticorpos ou de antígeno [proteína NS1] liberado na circulação sanguínea durante a infecção pelo vírus e, no segundo tipo, é feita uma pesquisa que verifica a existência de material genético do vírus em circulação", esclarece.

O biólogo molecular que compõe o corpo clínico do Laboratório Atalaia, Dr. José Eduardo Levi, conta que cada um desses exames é indicado para um período específico do início dos sintomas. De dois a 10 dias do começo do quadro sintomático, é recomendado o NS1 e, de um a cinco dias, o PCR.

O NS1 é uma proteína encontrada em todos os Flavivírus, família a qual pertence o vírus da dengue. Neste caso, trata-se de um teste sorológico que indica se existe infecção atual, pois esta proteína permanece apenas durante a fase mais aguda da doença. Já o PCR, consiste na amplificação de pequenas partículas de material genético do agente causador da infecção, a fim de que a partir do conhecimento da sequência genética do vírus da dengue, seja feito o diagnóstico.

O Laboratório Atalaia disponibiliza o exame de NS1 e PCR. Para informações sobre unidades e serviços, entrar em contato com o Atendimento ao Cliente no (62) 4004-8860.

Sobre o Atalaia Medicina Diagnóstica
O Atalaia nasceu há 49 anos em Goiânia. Atualmente possui 19 unidades de atendimento em Goiás que compreende: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás e Trindade. Considerado referência no segmento de exames laboratoriais, o Laboratório disponibiliza serviços e soluções inovadoras, com qualidade, confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta a seus clientes. O Atalaia oferece mais de três mil tipos de exames, além do serviço de vacinas. Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o Laboratório desenvolveu o modelo de atendimento integrado nas Unidades Marista e Aeroporto, prestando todos os serviços disponibilizados pela marca, incluindo o menu completo de vacinas. Seguindo a proposta de garantir uma experiência ainda mais agradável e aconchegante para o paciente, o Atalaia revitalizou todas as suas unidades e passa a oferecer café da manhã exclusivo e espaço infantil com a Turma do Tamandú ? personagem criado especialmente para a marca. Além disso, algumas unidades disponibilizam totem carregador de celular e serviço de manobrista, proporcionando maior conforto durante a realização dos exames. Para mais informações acesse o site http://www.atalaia.com.br ou entre em contato no Atendimento ao Cliente no (62) 4004-8860.

Website: http://www.atalaia.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade