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Estado de Minas

Hospital Anchieta contorna conjuntura com programa de felicidade interna

Os indicadores adotados pela empresa apontaram, em pouco tempo, ganhos em Satisfação do Cliente Interno e Externo, Net Promoter Score (NPS) e Lucratividade.


postado em 18/12/2017 11:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Em 2017, a crise econômica no Brasil chegou para valer e enfraqueceu diversas empresas, muitas fecharam suas portas. Neste momento, o Hospital Anchieta, em Taguatinga (DF), não se deixou abalar. Comprometido com um programa de promoção da felicidade dos colaboradores desde janeiro deste ano, a Instituição é o primeiro hospital do Brasil a implementar este tipo de projeto.

Desde sua criação, o Anchieta se destaca pela preocupação com a excelência, segurança nos procedimentos e o atendimento humanizado, e agora, mais uma vez, saiu na frente, pautando sua gestão, nesta nova fase, pelo bem-estar de todos os envolvidos em suas atividades.

"Somos pioneiros na aplicação do conceito de felicidade organizacional de acordo com princípios científicos ? psicologia positiva e neurociência - e com o modelo Felicidade Interna Bruta (FIB). Aceitamos o desafio deste novo padrão de acolhimento, que vai muito além de toda segurança ao nosso cliente, mas nos desenvolver para sermos um elenco de encantamento", conta a diretora executiva Lorena Porto Pereira.

Os indicadores adotados pela empresa apontaram, em pouco tempo, ganhos em Satisfação do Cliente Interno e Externo, Net Promoter Score (NPS) e Lucratividade. Pelo alcance da meta de rentabilidade no primeiro semestre de 2017, o Anchieta pagou o 14º salário aos seus colaboradores e já se comprometeu a oferecer o 15º caso o desempenho se mantenha.

Trajetória da felicidade

Em fevereiro, a Instituição aplicou pesquisa junto aos colaboradores para verificar o índice FIB, observando as dimensões Bem-Estar Psicológico, Saúde, Uso do Tempo, Vitalidade Comunitária, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Governança e Padrão de Vida. O FIB, desenvolvido pelo Butão na década de 1970, atualmente é preconizado pela ONU como novo paradigma de desenvolvimento a ser adotado pelas nações signatárias. Ele verifica o progresso de um país sob os prismas da boa governança, do bem-estar social, da preservação da cultura e do crescimento econômico sustentável.

Visando melhorar os índices identificados na pesquisa, o Hospital elaborou extenso programa de promoção da felicidade dos colaboradores. Entre as atividades já implementadas estão: a Clínica do Bem Viver ? para promoção da saúde; o Café com a Diretora ? encontro mensal dos colaboradores com a diretora executiva; o Diretora na Escala ? ocasião na qual a diretora integra a escala de trabalho de um dos setores da instituição; e a Meditação ? introduzida como prática continuada.

"Em paralelo, realizamos um programa de Formação em Ciência da Felicidade para direção e gestores, ministrado pelo Instituto Feliciência, que trouxe para o Hospital especialistas em diversas áreas para abordar em profundidade a felicidade. De março a novembro teve o treinamento do corpo gerencial em Liderança Positiva e a capacitação continuada para todos os colaboradores", explica Maria da Glória, coordenadora de Recursos Humanos do Hospital.

"E toda esta mudança tem transbordado aos hóspedes. Um dos poderes que adquirimos ao sermos felizes é a consciência da importância de se fazer o bem para nós, sendo nossa melhor versão, e pelos outros. E um de nossos maiores propósitos é, justamente, oferecer a melhor experiência e fazer a diferença na área da saúde", conclui Lorena Porto Pereira.

O Hospital

O Hospital Anchieta chega aos seus 22 anos de história em 2017, consolidando-se como uma das maiores e mais reconhecidas instituições hospitalares do Centro-Oeste. O Complexo Anchieta hoje é formado por um Centro Médico e um Centro de Excelência, que alcançam mais de 62 mil metros quadrados, do qual fazem parte mais de 130 clínicas.

Seu crescimento estrutural evoluiu paralelamente ao seu pioneirismo e reconhecimento por entidades certificadoras e pela população do Distrito Federal. Traz no currículo os selos ISO 9001 do ano 2000 a 2015, ONA Nível III ? com Excelência, o primeiro lugar por seis vezes no prêmio Top of Mind, o Padrão Ouro pela Rede Iberoamericana de Banco de Leite Humano, além de tantos outros certificados.

Na busca incessante pela excelência de seus serviços, e a consciência de que é imperativo proporcionar momentos memoráveis a seus hóspedes, hoje o hospital consegue aliar seu alto nível de tecnologia e estrutura aos traços mais humanos e acolhedores que um atendimento assistencial requer.

Dados

? Número do total de leitos instalados: 184 (até o final de 2017 serão 268).
? Número de leitos de UTIs: 50
? Número de médicos com cadastro ativo na instituição: 717
? Número de funcionários ativos: 1.079 colaboradores, 46 estagiários e 24 jovem aprendiz
? Número de consultas no pronto-socorro: 208.159
? Número de internações: 12.422
? Número total de cirurgias (total de procedimentos cirúrgicos exceto partos): 4.794
? Número de partos: 1.674


Website: http://www.hospitalanchieta.com.br/

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