Publicidade

Estado de Minas

Obra que recorta parte importante da história de Florianópolis é premiada


postado em 13/12/2017 16:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O livro A Caminho do Ouro ? norte-americanos na Ilha de Santa Catarina, que traz manuscritos de viajantes em Desterro há dois séculos, rendeu à jornalista Marli Cristina Scomazzon e ao pesquisador Jeff Franco o prêmio Lucas Alexandre Boiteaux, do Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina. A honraria, entregue na quarta-feira, 6 de dezembro, é concedida em reconhecimento às obras com significativa importância e contribuição para a consolidação da história catarinense.

A pesquisa durou cinco anos e foi realizada tendo como matéria prima manuscritos e cartas produzidos entre 1848 a 1856, quando a Ilha foi invadida por norte-americanos. Neste ponto de parada da viagem em direção à Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos, onde iam em busca de ouro, os navegadores fizeram relatos até então desconhecidos sobre a história da então Desterro.

História
A narrativa trata de um período até hoje desconhecido na história de Santa Catarina. As descrições detalhadas da paisagem e da vida na ilha formam um belo retrato e por meio dos olhos destes viajantes é possível ver a Desterro de dois séculos atrás.

Em outro capitulo, também baseados em relatos oficiais e reportagens de jornais brasileiros pode-se saber como os ilhéus sentiram esta invasão e como reagiram a ela. Existiam aqueles que se esforçaram ao máximo em ser bons anfitriões, outros viram no episódio uma boa oportunidade de lucro e teve quem se exasperou com a avalanche de homens ruidosos e ávidos por aventuras.

No terceiro capitulo é contada a história do consulado do Estados Unidos em Desterro que durou cerca de 50 anos. É possível conhecer seus cônsules e um pouco de suas vidas e dos problemas que tiveram que contornar no seu dia a dia.
O livro foi lançado em 2015 e pode ser adquirido pelo site da editora Insular e nas livrarias.

Autores:
Marli Cristina Scomazzon nasceu em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), com Mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Mora em Florianópolis desde 1985. Trabalhou em vários jornais e revistas e, atualmente, é assessora de imprensa do Sinergia ? Sindicato Interestadual das Indústrias de Energia Elétrica. Jeff Franco é pesquisador e atualmente reside no exterior.


Website: http://www.ccrgestaodecomunicacao.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade