Publicidade

Estado de Minas

Feira dos Países começa sexta-feira em Florianópolis

É uma oportunidade de dar a volta ao mundo e trocar experiências com artesãos de diversas nacionalidades - Maria de Lourdes Makowiecky


postado em 13/12/2017 16:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Pelo segundo ano consecutivo, Florianópolis recebe a partir desta sexta-feira (15/12) a Feira dos Países. O evento reúne artesanatos raramente comercializados no mercado brasileiro de lugares como África do Sul, Bolívia, Egito, Equador, Índia, Itália, Paquistão, Peru, Quênia, Senegal e Turquia. Produtos brasileiros representados pelos estados de Tocantins, Rio Grande do Sul e Amazonas também são apresentados no evento que funciona diariamente na rodovia Maurício Sirotsky Sobrinho, em Jurerê. A entrada é gratuita.

"É uma oportunidade de dar a volta ao mundo e trocar experiências com artesãos de diversas nacionalidades. A possibilidade de poder adquirir produtos diferenciados é outro atrativo aos visitantes", afirma Maria de Lourdes Makowiecky, organizadora do evento.

Devido ao sucesso da edição realizada no verão passado, a Feira dos Países fica em Jurerê até 18 de fevereiro. "O público vai encontrar produtos para todos os bolsos. É um excelente programa para os fins de tarde e as noites de verão", destaca Maria de Lourdes.

O que será comercializado
África do Sul - roupas, turbantes, acessórios e objetos de decoração que representam a cultura do país.

Brasil: o Amazonas traz além do artesanato, a linha de cremes para tratamento que usa como princípio ativo as ervas, sementes e cascas de árvores da região. Do Tocantins destaque para bolsas e acessórios produzidos com capim dourado. Do Rio Grande do Sul são apresentados salames, queijos e vinhos.

Bolívia: requintada linha de artigos femininos.

Egito: doces tradicionais, com opção sem açúcar, papiros, roupas para danças árabes e peças de decoração.

Equador: os famosos chapéus do Panamá são encontrados em tecido de trama fechada e também na palha da carludovica palmata, a mais tradicional na fabricação dos produtos.

Índia: roupas, móveis, tapetes e tecidos pashminas.

Paquistão: pulseiras, pingentes, colares e brincos com pedras como rubi, ônix e esmeraldas com fino acabamento. Também são apresentadas rasteirinhas de delicado acabamento e material em marchetaria.

Peru: variados produtos típicos, incluindo tapeçarias, roupas de lã e espelhos.

Quênia: esculturas de madeira que retratam a cultura africana.

Senegal: joias exclusivas produzidas pelo senegalês Cheikh Ahmed Tidiane. Entre as pedras utilizadas está especialmente a pérola negra, cultivada em água doce. Ainda do Senegal Mor Wasar comercializa as tradicionais máscaras daquele país e o artesão Abdulah acessórios para cabelo e esculturas.

Turquia: aparelhos de jantar e jogos de copos que têm acabamento em ouro 24 quilates, peças em cerâmica com cores variadas que criam efeito e sofisticação a lustres, taças, tigelas e outros utensílios de cozinha que podem ser levados ao micro-ondas.

Serviço:
O que: Feira dos Países
Quando: De 15 de dezembro a 18 de fevereiro de 2018. Segunda a domingo das 17 às 24h.
Local: Rodovia Maurício Sirotsky Sobrinho (ao lado do Food Park Villa Gastronômica), Jurerê, Florianópolis.
Entrada Gratuita


Website: http://www.ccrgestaodecomunicacao.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade