Publicidade

Estado de Minas

Livro ?O Brasil dos Dinossauros?, da editora Marte, traz um mapeamento de espécies que viveram no Brasil e como eram seus ambientes

Em cemitérios pré-históricos espalhados por todo o Brasil, cerca de 35 espécies já conhecidas tiveram seus esqueletos fossilizados


postado em 12/12/2017 16:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Se o Brasil conhece muito pouco sobre sua história, imagine sobre sua pré-história. Diferente de países desenvolvidos do hemisfério norte e Austrália, que se apoderaram desta grande riqueza cultural, aqui ainda estamos por descobri-la.

Todo nosso território e grande parte dos patrimônios geológicos que possuímos foram construídos ao longo do imenso tempo geológico. Nossas reservas de minérios, petróleo, gás, a terra roxa, o Aquífero Guarani e Alter do Chão - duas das maiores reservas de água doce do mundo - e mesmo a grande floresta Amazônica, são patrimônios que herdamos da nossa pré-história. É este um Brasil que ainda precisa ser descoberto.

A Terra passou por gigantescas transformações naturais, acolhendo desde nossos mais antigos registros de vida, bactérias com mais de dois bilhões de anos de idade, até a grande diversidade atual. Entre esses dois extremos, a vida no que é hoje o Brasil atravessou momentos de grandes extinções em massa, extensos vulcanismos e inevitáveis choques de asteroides. 250 milhões de anos atrás, não por acaso no tempo quando a vida enfrentava a sua maior crise, um grande impacto ocorreu em terras hoje brasileiras. A maior cratera de impacto conhecida na América do Sul, a Cratera de Araguainha, ainda pode ser vista próxima à fronteira de Goiás e Mato Grosso, testemunha incontestável dessa grande calamidade.

Até o início da Era Mesozoica, cerca de 250 milhões de anos atrás, a Terra era habitada por uma enorme variedade de animais e plantas, a grande maioria já extinta, relíquias da era anterior, desde a evolução da vida multicelular. Em seguida, num intervalo de 30 milhões de anos, de pequenos répteis sobreviventes da grande extinção, a evolução deu vida aos primeiros dinossauros. Em nosso território existiram diversos deles, dos pequeninos e mais antigos conhecidos, como o Pampadromeus e Saturnalia, que viveram há 230 milhões de anos, a gigantes titanossauros como o Austroposeidon e Uberabatitan, no final da grande Era, cerca de 70 milhões de anos atrás. Em cemitérios pré-históricos espalhados por todo o Brasil, cerca de outras 35 espécies já conhecidas tiveram seus esqueletos fossilizados, hoje tesouros descobertos por paleontólogos brasileiros. Seguramente, muitas outras espécies virão por aí.

O resultado de cinco anos de estudos e desenvolvimento de ilustrações é o livro "O Brasil dos Dinossauros", que mapeia este caminho desde o nascimento das primeiras linhagens ancestrais desses que são as grandes estrelas da nossa pré-história até sua extinção, há 66 milhões de anos. Ricamente ilustrado, nos conta em detalhes a jornada de nossos dinossauros, bem como a evolução de nossas paisagens pré-históricas.

As detalhadas reproduções das espécies em seu ambiente de vida ? os grandes protagonistas desta obra ? foram resultado de um empenho da equipe reunida pela Marte, que traz um estudioso brasileiro no assunto, o professor e paleontólogo Luiz Eduardo Anelli, e um dos gênios da paleoarte nacional, Rodolfo Nogueira, um "fotógrafo" que usa a lente da ciência para gerar, através da técnica do desenho digital, imagens há muito escondidas no interior das rochas. Uma obra de leitura fácil e instigante, que reunirá diferentes gerações para conhecer a história e as paisagens que os dinossauros brasileiros podem nos contar.

O livro, disponível nas maiores livrarias a partir de 13 de dezembro, traz em suas 132 paginas ilustrações de 25 das 40 espécies nomeadas no Brasil até o momento, e muitas outras de seus entornos ? que em 2018 serão convertidas em megaexposição na OCA, no Parque do Ibirapuera, com projeto expográfico de Daniela Thomas. Os dinossauros atuam como cicerones da pré-história, pois através deles o leitor será introduzido ao vasto universo da pré-história brasileira.

Título: O Brasil dos Dinossauros
Editor: Edoardo Rivetti
Autor: Luiz Eduardo Anelli
Ilustrador: Rodolfo Nogueira
Editora: Marte
Edição: 1ª
Ano: 2017
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 132 páginas |
Acabamento: luxo superior, com sobrecapa em acetato
ISBN: 978-85-69827-00-9
Dimensões: formato gigante 51cm X 24,5 cm
Papel: couché fosco
Impressão: totalmente em cores (4/4)
Valor de capa: R$ 149,00

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade