Publicidade

Estado de Minas

Como um ERP pode ajudar a reduzir os custos da empresa?


postado em 12/12/2017 15:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Em um mercado desenvolvido, no qual a diferenciação é um pilar fundamental à perenidade operacional, estratégias para alinhar processos e ajustar rotinas são imprescindíveis à gestão enxuta e eficiente.
Neste âmbito, portanto, a missão de reduzir os custos empresariais ganha ainda mais força e relevância. E como é possível suprimir despesas sem incorrer em depreciação de produtos ou serviços?
Para manter a qualidade e, ainda assim, perseguir uma gestão mais coerente e orgânica, é fundamental que os líderes estejam engajados e foquem na inovação de atividades e processos, extraindo o máximo potencial dos recursos de que dispõe. Para isso, a tecnologia é a chave.

Por que o ERP é importante para a otimização de recursos?
A gestão empresarial é complexa e dinâmica. Para oferecer produtos e serviços, viabilizando a competição do mercado, as empresas demandam uma série de processos interconectados ? os quais exigem, por sua vez, a aplicação adequada de insumos e de mão de obra.
Para integrar e gerenciar toda a engenharia de produção, armazenamento, distribuição e administração de recursos, a tecnologia desponta como a maior aliada das organizações modernas.
Em um cenário intrincado, complexo e dinâmico, a importância do sistema ERP ascende. Seja para conduzir a aquisição de matéria-prima, seja para organizar a prestação de serviços, o software assegura a gestão sinérgica e eficaz, maximizando resultados ao otimizar recursos.

Como um ERP pode ajudar a reduzir os custos da empresa?
Na prática, o ERP proporciona um salto de controle e produtividade. Ao endossar a padronização de processos e a simplificação de tarefas, o sistema fortalece fluxos otimizados de trabalho e contribui ativamente para otimizar os recursos da organização ? sejam físicos, financeiros, humanos ou de tempo.
Uma vez implantado, as funcionalidades do ERP garantem a alavancagem fabril e gerencial ? e, claro, são aderentes às rotinas de empresas dos mais variados portes e segmentos, da indústria ao varejo. E, no cotidiano do negócio, de que forma a tecnologia permite e fortalece resultados mais expressivos?

1. Automatizando tarefas
Um dos grandes problemas nas empresas contemporâneas é justamente o excesso de tempo gasto em tarefas rotineiras. Em alguns casos, as atividades são necessárias ao andamento dos fluxos de trabalho, mas não costumam agregar grande valor ao final da cadeia, alavancando aos produtos e serviços produzidos.
Neste contexto, a melhor forma de evitar o desperdício de recursos é, portanto, automatizar as rotinas do negócio. Ao dispensar o retrabalho manual ? que exige o dispêndio de tempo e mão de obra ? a tecnologia atua diretamente na melhora da produtividade da equipe e, por consequência, também dos resultados da empresa.

2. Centralizando informações
A dispersão de dados (operacionais e estratégicos) são, sem dúvidas, um grande problema para a gestão eficaz das empresas modernas. A dificuldade para acessar históricos, balanços e panoramas, bem como previsões e demonstrativos, geralmente retarda a tomada de decisão e pode comprometer a performance do negócio.
Com o ERP, o problema é sumariamente eliminado: o sistema centraliza as informações da empresa, por departamento e/ou áreas de negócio, e facilita o acesso a dados confiáveis e estruturados. A partir deles, é possível gerar relatórios consistentes que suportam estratégias exitosas.

3. Controlando suprimentos
Os insumos necessários à atividade empresarial ? na fábrica, no escritório ou na prestação de serviços ? geralmente são um gargalo oneroso nas organizações que não investem em tecnologia de gestão.
Na ausência de uma tecnologia integrada, que permita a análise conjunta de dados em tempo real, a movimentação de estoques e a previsibilidade de demanda (por sazonalidade ou atividade promocional, por exemplo) ficam fatalmente comprometidas. O resultado é uma desorganização improdutiva de suprimentos e um desempenho operacional frágil e, muitas vezes, perigoso.

O Areco ERP
O Areco ERP é composto por módulos individuais que se integram totalmente, otimizando processos ao longo de toda a cadeia operacional ? da emissão de propostas comerciais ao fechamento contábil. A
solução automatiza processos, elimina retrabalho e minimiza as chances de erro nas atividades cotidianas, garantindo transparência e segurança na tomada estratégica de decisões.
O Areco ERP é multimoedas, multiempresas e multi-idiomas, reunindo uma gama ampla de relatórios e telas gerenciais. As atualizações do software são automáticas e contemplam todas as Legislações Federais e Estaduais sem custos adicionais. Tudo isso com implantação em tempo recorde e o melhor custo x benefício do mercado.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade