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Estado de Minas

Como aplicar estratégias de marketing em seu micronegócio


postado em 12/12/2017 14:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O sucesso de qualquer negócio é diretamente proporcional à eficácia das estratégias de marketing utilizadas pelos seus gestores. Um empreendedor que não atribui ao marketing a importância necessária verá seu negócio engrossar as estatísticas de mortalidade de empresas. Principalmente no conturbado momento econômico Brasileiro, cada estratégia de marketing precisa ser pensada e repensada antes de ser colocada em prática.

Um plano de marketing bem executado é uma ferramenta de gestão que possibilita criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes, porque ajuda a identificar tendências, levando o gestor a se adaptar às constantes mudanças de mercado. O primeiro passo é sempre o planejamento. O bom gestor precisa definir com muita clareza quem é o seu público-alvo, qual é o seu posicionamento de mercado, quais são seus objetivos e metas, sua marca e, claro, suas estratégias de marketing.

Em um segundo momento, é hora de pôr a mão na massa. A fase de implementação é a oportunidade de executar as estratégias de marketing, traçando as rotas que vão guiar o seu negócio às metas e objetivos almejados.

A terceira etapa é a avaliação. O gestor precisa se perguntar: as ações executadas foram exatamente as definidas no meu planejamento? Meus objetivos e metas foram alcançados?

Quais foram os erros e acertos?

Onde entra o marketing promocional?

O problema encarado por muitos gestores é que, quando se fala em marketing, muitos conceitos e definições vêm à mente e só causam confusão. Para traduzir em termos simples, marketing é o conjunto de estratégias para adequar a produção e oferta de produtos ou serviços às necessidades de clientes e parceiros com o intuito de otimizar os resultados de um negócio.

Para alcançar esse objetivo, o marketing promocional desempenha um papel fundamental. Segundo a AMPRO ? Associação Brasileira de Marketing Promocional, esse tipo de marketing visa construir uma marca, proporcionar vendas e fidelizar clientes por meio de ações de interação com seus públicos-alvo. Na era informatizada, grande parte dessa interação se dá justamente pelos meios digitais: sites, redes sociais e aplicativos ajudam a ampliar o alcance das marcas de uma maneira que seria impensável há algumas décadas.

De acordo com os resultados da pesquisa Social Media Trends 2017, 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais. As empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%).

Se, por um lado, essa tendência significa que um bom gestor precisa estar 100% antenado às novas tecnologias e às mais modernas ferramentas de comunicação, isso não quer dizer, de maneira nenhuma, que as práticas tradicionais possam ou devam ser abandonadas ou postas em segundo plano.

O marketing promocional, geralmente, é feito no ponto de venda (PDV) e utiliza materiais impressos para impulsionar uma venda. A estratégia deve estar casada com o marketing digital. Todos os canais de empresa devem falar a mesma língua.

O impresso é prática consagrada!

O marketing promocional impresso continua sendo uma prática importante. Qualquer pessoa que teve o mínimo contato com a oferta de produtos ou serviços já teve em mãos um flyer ou um catálogo de alguma empresa ? executando suas ações de marketing. Esta característica se deve ao fato de o marketing impresso, frequentemente, chegar ao público-alvo em situações bem mais oportunas que o digital.

"Quando falamos de marketing promocional, é fato que grande parte dos consumidores acaba tendo o primeiro contato com uma empresa a partir de um flyer distribuído em centros comerciais, um folder em um evento corporativo ou um catálogo de produtos indicado por um amigo. Isso mostra que o marketing impresso continua em alta e ajuda a movimentar a economia de muitos negócios", explica Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi , que há 60 anos está presente no mercado de indústrias gráficas do Brasil.

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