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Estado de Minas

Segundo estudo, um terço das empresas brasileiras têm problemas financeiros: especialista dá dicas para aumentar faturamento e vencer a crise

Sua empresa precisa defender uma causa maior do que ganhar dinheiro. Precisa ser um movimento digno das pessoas apoiarem e irem à guerra com você.


postado em 12/12/2017 13:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Um dos grandes desafios de quem é empresário no Brasil é se diferenciar no mercado para conquistar clientes e obter lucro. Mais do que isso, todo empreendedor quer evitar, hoje, que seus negócios sejam engolidos pela crise.

Um estudo da Serasa, divulgado em outubro de 2017, mostra que um terço das cerca de 17 milhões de empresas brasileiras têm problemas financeiros. A maior parte delas é formada por microempresas.

A companhia diz que o alto percentual de empresas com problemas financeiros é em razão da situação ruim da economia brasileira. Mas, então, como dois terços das empresas brasileiras conseguem operar no azul? Como algumas delas conseguem ter faturamentos altos mesmo com a crise econômica brasileira?

De acordo com o especialista em Marketing de Diferenciação e posicionamento de marcas Pedro Superti, a crise econômica é um fator externo que, muitas vezes, é usado como desculpas para fracassos profissionais e empresariais.

"Especialmente, o brasileiro adora terceirizar a culpa do que acontece na vida deles. A gente adora dizer que a culpa é do governo, do dólar que está em alta, do presidente, do vizinho, dos problemas sociais, do tempo. A culpa é sempre de um fator externo. Isso é um mal muito grande", alerta.

Superti diz que todos os países que, hoje, proporcionam uma assistência social, ou seja, que o Estado toma conta das pessoas muito bem, como Dinamarca, Suécia e países europeus, não começaram assim. Muitos foram totalmente arrasados e esses países foram reconstruídos. "Cada cidadão sabia da importância que tinha para fazer a parte dele e agir independentemente do fator externo", avalia.

O especialista afirma que pessoas de sucessos tomam para si a responsabilidade pelos resultados e coisas que acontecem na vida dela, mesmo que alguns fatores externos influenciem de alguma maneira.

"Elas mantêm o foco no que podem fazer e o que podem mudar dentro da esfera de influência delas. Elas vão dar um jeito de chegar no resultado que esperam", esclarece Superti.

Um dos conselhos dados pelo especialista é faça o melhor com o que você tem no momento e, depois, vá evoluindo à medida que os resultados forem aparecendo.

Para ajudar empresários que estão com dificuldades de fazer seus negócios crescerem, Pedro Superti dá, logo abaixo, cinco dicas práticas que podem fazer qualquer negócio ter aumento no faturamento:

Não copie as outras empresas
Hoje, a gente vive uma crise de cópias. Empresas que são cópia de uma cópia, de uma cópia. Empresas que são, basicamente, a mesma coisa que todos os outros concorrentes. Quando você pega uma ideia, ou uma técnica, ou um logotipo, ou uma forma de abordagem exatamente como a outra, você está se apropriando de algo que alguém criou para aplicar para você.

Se você copia alguém pura e simplesmente como você viu, você perde a oportunidade de compartilhar a sua essência. E sua essência é o fator mais especial de diferenciação que tem no mundo.

Um jeito melhor de fazer isso é você fazer uma releitura. Faça a sua leitura daquilo, mas com o seu tempero, com o seu jeito e aplicado para o seu caso. Assim, não só você tem resultados, como desenvolve a identidade da sua empresa. Empresas líderes não copiam, elas são copiadas.

Sua empresa tem que ser uma marca
Se você vende produtos, como roupas, uma das questões principais é deixar de ser fornecedor para ser marca. Se posicione e se comunique para virar um objeto de desejo para estes clientes que tratam sua empresa como fornecedora de produtos para revenda. Quanto mais diferente sua marca é, mais objeto de desejo ela se torna.

Produza conteúdo fazendo o cliente ampliar a visão dele sobre os produtos. Quando você educa o cliente, ele passa a valorizar o que você vende. Empodere o cliente para vender o produto, então ele vende mais e, por consequência, compra mais da sua marca.

Produza conteúdo
Propaganda com cara de propaganda não funciona. Produza conteúdo. Hoje em dia, como é que você faz para aparecer na frente das pessoas? Hoje, são as redes sociais que estão em alta. Para fazer sucesso na internet você tem que ser diferente.

Atualmente, para você dar certo, você tem que produzir um conteúdo diferente, que permita que as pessoas se relacionem com você antes de decidir comprar de você. Produza conteúdo original e diferente que não tem cara de propaganda de modo que as pessoas criem um relacionamento com você antes de decidir comprar de você.

Defenda uma causa
Faça o teste: o que o seu cliente pensa quando ouve o nome da sua empresa? Se o cliente responder qualidade, fique atento. Qualidade não é diferencial, é obrigação. Sua empresa precisa ser lembrada por uma característica única, que só ela tem.

Diga qual a causa pela qual sua empresa trabalha. Sua empresa precisa defender uma causa maior do que ganhar dinheiro. Precisa ser um movimento digno das pessoas apoiarem e irem à guerra com você.

Escale o seu negócio
Tenha uma ideia que gere interesse e uma vitrine para mostrá-la. Criar uma promoção sem ter onde mostrá-la não fará com que ela tenha uma escala de crescimento. Dê visibilidade. A solução? Fazer vídeos, postagens nas redes sociais e ações. Pode fazer ações presenciais e gravar. Transforme isso para que muitas pessoas tenham acesso.

Evento para 2,5 mil empresários
Nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, Pedro Superti será o âncora do Fator X Live. O evento reunirá mais de 2,5 mil empresários de todo o mundo no auditório do World Trade Center (WTC), em São Paulo.

Haverá mais de 25 horas de conteúdo, palestras e atividades com os maiores especialistas do Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia. "Os participantes desta edição serão bombardeados por centenas de técnicas e práticas de diferenciação, liderança de mercado e posicionamento para aplicar no seu negócio, ainda no início do ano", afirmou Superti.
Mais informações: www.ofatorx.com.br/live

Mais sobre Pedro Superti
Pedro Superti é o especialista em Marketing de Diferenciação mais requisitado do País. Com um método próprio, ele ajuda organizações a se transformarem em celebridades e líderes de seu segmento, usando o Marketing de Diferenciação. Cocriador do treinamento e metodologia "Fator X", ele já ajudou mais de 5 mil pessoas no mundo todo a se diferenciarem nos seus negócios.

Colaborou: Mayanne Bader

Website: http://www.ofatorx.com.br/live

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