Publicidade

Estado de Minas

Entenda os benefícios de deixar a casa mais verde com o cultivo de plantas


postado em 12/12/2017 11:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O cinza das cidades urbanizadas pede as cores da natureza, mesmo no alto de um prédio. Construir o próprio jardim, um pequeno pomar ou até mesmo uma pequena horta, aproveitando janelas, sacadas, paredes ou um canto vago pode ser o detalhe que proporciona bem-estar aos moradores da casa sem a necessidade de altos gastos ou muito trabalho.

A busca por produtos saudáveis e a oportunidade de aprender observando o desenvolvimento das plantas até o ponto da colheita, torna-se uma experiência única para toda a família. As plantas, além do embelezamento natural ao ambiente construído, geram inúmeros benefícios, como a purificação do ar, menor variação de temperatura no ambiente e absorção da radiação solar (reduzindo o desconforto luminoso do sol).

Para adotar a prática, um dos passos básicos é verificar a incidência de luz solar na casa e, a partir daí, escolher as plantas e os cantos adequados para iniciar o cultivo. Em seguida, use a criatividade e disponha os pequenos vasos como quiser, complementando a decoração e praticando a atividade terapêutica do contato com a terra, mesmo estando na cidade.

Anote os itens básicos para inaugurar seu cultivo:

- Escolha a variedade de planta de sua preferência. Pesquise sua necessidade de luz e água;
- Prepare um vaso de plantas que possua alguns furos em sua base;
- Adicione ao fundo pequenas pedras (pedriscos) para que a água em excesso seja drenada;
- Por cima dos pedriscos, coloque substrato (terra de boa qualidade para o desenvolvimento da planta);
- Finalize posicionando a muda de planta no centro do vaso e com um pouco mais de terra para firmá-la no vaso.

Depois do preparo do jardim, é só mantê-lo com as podas que cada variedade de planta necessita e curtir o aroma e o frescor que o verde dará a sua casa.


Website: http://www.tramontina.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade