Publicidade

Estado de Minas

De olho no check-up médico para evitar surpresas


postado em 11/12/2017 11:45

Os cuidados preventivos são a melhor maneira para manter a saúde em dia. De acordo com o clínico geral do CHN Walmick Bezerra de Menezes, a melhor estratégia preventiva é não fumar e praticar exercícios físicos regularmente.

Os adultos com mais de 20 anos devem ser avaliados quanto ao risco cardiovascular, por meio da medida da pressão arterial, dosagem de colesterol e pesquisa de obesidade. Os indivíduos hipertensos, obesos, com aumento do colesterol ou com idade maior que 40 anos devem também ser examinados para o diabetes, por meio da medida da glicose e hemoglobina glicada no sangue. Todos devem ser incentivados a não fumar e a praticar atividade física regular.

Recomenda-se o rastreamento do câncer de mama para todas as mulheres a partir dos 40 anos; nas mulheres de alto risco (com história familiar de câncer de mama), essa investigação deve ser iniciada aos 35 anos. O câncer de colo do útero deve ser pesquisado em mulheres a partir dos 21 anos, pelo exame de Papanicolau. A vacinação contra o HPV pode evitar o câncer do colo uterino e é recomendada.

O câncer colorretal deve ser rastreado e pode ser detectado por intermédio da colonoscopia a partir dos 50 anos em homens e mulheres. Vale ressaltar que a interrupção do tabagismo e a atividade física regular podem evitar vários tipos de câncer.

Ainda de acordo com o médico, além dessas medidas preventivas, dispomos hoje de vacinação contra gripe, pneumonia, herpes zoster e hepatites que devem ser consideradas durante a consulta médica. Finalmente, um check-up completo deve incluir pesquisa de depressão, osteoporose e aneurisma de aorta abdominal, de acordo com as características de cada paciente. A alimentação rica em frutas, vegetais e grãos deve sempre ser enfatizada.

"Adultos com menos de 49 anos e sem doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, devem realizar o check-up a cada três anos; para aqueles com 50 anos ou mais, a visita médica deve ser anual", afirma Walmick Bezerra de Menezes.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade