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Estado de Minas

Especialista em gestão de pessoas afirma que usar linguagem simples com equipe é a melhor estratégia para abordar temas complexos


postado em 04/12/2017 14:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Uma abordagem direta e objetiva, feita através de uma comunicação eficaz, colabora para um alto índice de fidelização de clientes internos e externos. E quando honesta e assertiva, produz nos colaboradores algo que desperta sentimento de aliança e responsabilidade pelo sucesso, causando impacto direto nos resultados de uma organização.

De acordo com Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas e em excelência e atendimento pela universidade de Harvard, e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento ABTD, quanto mais simples forem tratados temas que aparentemente parecem complexos dentro das organizações, maior o impacto e, consequentemente, maior a possibilidade de aplicação. "O grande diferencial é trazer essa simplicidade na linguagem do dia a dia. E quando isso acontece, as empresas mudam completamente para melhor", destaca.

Depois de quase duas décadas envolvido no mundo corporativo, Alexandre notou que algumas organizações que conseguiam atingir um índice altíssimo de clientes fiéis a uma determinada marca, é porque contavam com funcionários ainda mais apaixonados por ela. "Se eles estão inseridos em um clima favorável, desenvolvem habilidades de se reinventar todos os dias para atender tanto a necessidade da empresa quanto a do seu público, independentemente do cenário econômico do país", revela o especialista em gestão de pessoas.

Uma empresa leve e alegre faz com que o desempenhar das tarefas ocorra com maior naturalidade e facilidade devido à cumplicidade que um ambiente harmônico proporciona aos envolvidos. "Por mais que existam episódios de tensos, o que é muito normal, a convergência da equipe não permita que haja impactos negativos, porque os colaboradores aprendem constantemente e contam com uma gestão objetiva e transparente, que compartilha a visão sobre onde e como chegar", aponta.

Mas para atingir esse patamar, é preciso investir constantemente em treinamentos que possam ofertar ferramentas que sirvam de alicerce para que a equipe saiba agir com simplicidade frente aos desafios. Uma atual pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) aponta que no Brasil, a média de investimento anual em T&D; por colaborador é de R$ 624, o que representa um aumento de 24%, sobre o ano anterior. "Isso evidencia a preocupação de algumas empresas em qualificar para lidar com momentos desafiadores, com o objetivo de ter um time mais ou para ganhar em desempenho", aponta Slivnik.

Depois de fazer pesquisas de quais empresas alcançavam índices altos de resultados e engajamento de colaboradores, Alexandre decidiu estudar profundamente a Disney e entender o que os seus gestores faziam para manter seus colaboradores engajados e motivados. "Descobri que a palavra-chave é a simplicidade. Quanto mais simples abordamos temas que aparentemente parecem complexos dentro das organizações, maior o impacto e, consequentemente, maior a possibilidade de aplicação", conclui.

Alexandre Slivnik é autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É sócio-diretor do IBEX ? Institute for Business Excellence, instituição sediada em Orlando / FL (EUA), sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional com 17 anos de experiência na área de RH e treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Leva periodicamente vários grupos de executivos brasileiros para treinamentos in loco em Orlando, nos Estados Unidos, para estudar e ensinar como as empresas podem incorporar a excelência e felicidade no trabalho, o que é também tema de suas palestras, cursos, treinamentos e seminários. Atualmente, faz especialização em experiência de clientes por HARVARD. Contatos com o autor: www.slivnik.com.br ou alexandre@slivnik.com.br ou 11 4191-2286.


Website: http://www.slivnik.com.br

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