Publicidade

Estado de Minas

Deep Learning Brasil: com apoio da NVIDIA, brasileiros superam 300 participantes em desafio mundial de radiologia


postado em 28/11/2017 18:30

A NVIDIA apoia o desenvolvimento e formação de cientistas de dados brasileiros e, com suporte da empresa, os pesquisadores do Deep Learning Brasil fizeram bonito ao garantir o terceiro lugar no RSNA Pediatric Bone Age Challenge 2017, um desafio internacional organizado pela Sociedade Americana de Radiologia (Radiological Society of North America). O grupo Deep Learning Brasil é uma comunidade interinstitucional fundada na Universidade Federal de Goiás que realiza suas pesquisas em uma GPU NVIDIA doada pela empresa.

O desafio envolve um tipo de exame em que o médico radiologista determina a idade óssea a partir de um raio-X da mão esquerda. Em associação com a equipe de radiologistas da Universidade Federal de São Paulo, liderada pelo médico radiologista Felipe Kitamura, o grupo de pesquisa Deep Learning Brasil aderiu ao desafio com o propósito de medir o conhecimento frente a outros grupos de pesquisas espalhados pelo mundo. Um dos desafios foi compreender os aspectos do problema em um curto período.

Entre 300 participantes no mundo, incluindo pessoas, equipes e empresas, a equipe composta por engenheiros e cientistas da computação da Universidade Federal de Goiás e médicos radiologistas do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal de São Paulo ficou em terceiro lugar na classificação geral, desbancando instituições como as Universidades de Columbia e Stanford.

NVIDIA investe no aperfeiçoamento de Deep Learning no Brasil
Além do Deep Learning Brasil, a NVIDIA continua seus esforços para apoiar os cientistas de dados e pesquisadores brasileiros doando GPUs para serem utilizadas nas pesquisas e liberando o acesso às suas ferramentas de programação em CUDA, que é a linguagem de programação criada pela empresa para desenvolvimento de soluções via processamento gráfico.

Além disso, interessados em trabalhar com Deep Learning têm à sua disposição o NVIDIA Deep Learning Institute (DLI). Trata-se de uma série de cursos online que oferecem treinamento prático para desenvolvedores, cientistas de dados e pesquisadores da área. Através de laboratórios on-line e oficinas orientadas por instrutores, a DLI fornece treinamento das técnicas mais recentes para projetar, treinar e implantar redes neurais em uma variedade de domínios de aplicativos. Os alunos irão explorar frameworks open-source amplamente utilizados, além das mais recentes plataformas de aprendizado profundo aceleradas pela GPU da NVIDIA. Para saber mais sobre o Deep Learning Institute da NVIDIA, visite o site oficial: https://www.nvidia.com/en-us/deep-learning-ai/education/.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade