Publicidade

Estado de Minas

Câncer de próstata é um dos tipos com incidência mais elevada em homens no Brasil


postado em 24/11/2017 10:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é um dos três tipos que apresenta maior incidência no país. Ele é o mais frequente entre os homens e é a segunda causa de morte relacionada à doença no Brasil. A instituição estima para os anos de 2016 e 2017, o surgimento de mais de 61 mil novos casos. Somente na Região Centro-Oeste, foi prevista uma taxa de incidência de 67,59 novos casos por 100 mil habitantes.

Segundo o Dr. Marcos Madureira, médico radiologista que integra o corpo clínico do Laboratório Exame, os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade, histórico familiar e sobrepeso e obesidade. "Trata-se de uma patologia exclusiva dos homens, rodeada de tabus e desinformação, fatores que impedem o diagnóstico precoce e, consequentemente, atrasam o início do tratamento adequado", explica.

Madureira destaca os principais procedimentos para investigar a existência dessa doença, sendo os mais conhecidos, o toque retal e a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico, proteína produzida na próstata). "Estes dois procedimentos são fundamentais na investigação inicial do câncer de próstata, sendo recomendável que todos os homens acima de 50 anos façam um acompanhamento anual com o urologista", esclarece o médico.

Como especialista em diagnóstico por imagem, Madureira ressalta o papel significativo que a ressonância magnética da próstata tem desempenhado no processo diagnóstico e acompanhamento do câncer prostático. "Esse exame permite a obtenção de imagens de alta resolução, capazes de detectar pequenos tumores e mapeando as áreas suspeitas para câncer dentro da próstata antes dos procedimentos de biópsia", enfatiza. Após essa etapa, pode-se prosseguir a pesquisa com a ultrassonografia, a biópsia prostática e a ressonância magnética da próstata.

Com a ressonância também é possível diferenciar os cânceres considerados mais agressivos daqueles que podem ser acompanhados com segurança pelo especialista sem a necessidade de tratamentos invasivos.

O Laboratório Exame oferece a dosagem de PSA, ultrassonografia e ressonância magnética da próstata.

Sobre o Exame ? Imagem e Laboratório
O Exame nasceu há mais de 40 anos em Brasília e atualmente possui mais de 60 unidades de atendimento no Distrito Federal e entorno. Considerado pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e com um corpo clínico altamente capacitado, o laboratório disponibiliza também o serviço de diagnóstico por imagem, possibilitando ao paciente realizar todos os exames em um só lugar. Com isso, a marca conta com mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem. O laboratório oferece a seus clientes serviços e soluções inovadoras, com confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta, além do alto padrão de qualidade comprovado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Com ampla rede de convênios, o Exame ainda oferece a Tabela Popular com condições especiais para pessoas sem plano de saúde. Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.


Website: http://www.laboratorioexame.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade