Publicidade

Estado de Minas

A importância da comunicação entre pais e educadores


postado em 22/11/2017 16:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Pais, mães, educadores e outros profissionais que lidem com o dia a dia de crianças e adolescentes com seriedade sabem das dificuldades dos processos relacionados à educação e formação dos jovens.

Rendimento e frequência escolar, orientação vocacional e acompanhamento pedagógico são alguns dos vários aspectos que precisam ser monitorados com redobrada atenção para criar uma estrutura que permita às crianças um desenvolvimento saudável em todas as áreas. Quando a tecnologia provê recursos para auxiliar nesses processos, eis uma excelente oportunidade.

Uma das principais dificuldades na educação das crianças é a falta de integração e de comunicação entre o ambiente familiar e o escolar. Os dois são determinantes para as crianças e, quanto mais próximos estiverem, mais eficaz será o processo de aprendizado. A dificuldade, entretanto, está na maneira como se dá essa integração: na correria do cotidiano falta tempo e, muitas vezes, faltam recursos para facilitar esse processo.

Foi pensando nesta demanda que a ClipEscola (https://www.clipescola.com/), uma startup desenvolvida na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, criou um projeto para inovar nas formas de comunicação entre as escolas e os pais de alunos. A empresa reuniu em um único aplicativo diversas funcionalidades como agenda de recados e de eventos, comunicador instantâneo, grupos de mensagens, controle de frequência, aviso de aproximação dos pais para retirarem os alunos e muito mais. Tudo com o objetivo de propor soluções para os desafios enfrentados por pais, professores e escolas.

"Ao desenvolvermos o projeto, nos perguntamos que estratégias poderiam ser utilizadas para ampliar e fortalecer os vínculos entre as famílias e as escolas, de modo que todos os envolvidos fossem beneficiados. Nosso trabalho resultou no aplicativo que acreditamos ser uma revolução no segmento de comunicação escolar", explica Marcos Paulo Matias, CEO da ClipEscola.

Mais tempo, mais segurança e menos despesas

Em uma era onde cada segundo pode fazer falta, a otimização do tempo é fundamental. Até hoje é comum na rotina de algumas escolas, o processo de enviar recados e avisos de compromissos aos pais através de bilhetes impressos ou chamadas telefônicas: uma tarefa que requer tempo e mão de obra sem muitas garantias de efetividade.

Agora, novas tecnologias permitem que os educadores enviem recados rápidos aos pais e recebam um feedback em tempo real, aumentando o engajamento na relação com os alunos e suas famílias. Além disso, a realização de enquetes, compartilhamento de fotos e vídeos, pareceres descritivos dos professores e diversas outras funcionalidades possibilitam um acompanhamento pedagógico ainda mais personalizado e eficiente.
Até mesmo a hora de buscar os filhos na escola pode ser mais tranquila. Principalmente nas grandes cidades, é comum que os pais tenham transtornos com o trânsito e com o tempo de espera para a saída das crianças. As soluções da ClipEscola também se aplicam nesse caso porque, através do uso do GPS o Estou Chegando auxilia os educadores a identificar os pais que estão mais próximos das escolas e, assim, aprimorar a logística para a liberação das crianças com mais rapidez e, principalmente, com mais segurança.

Para trazer mais comodidade aos pais e, como consequência, aperfeiçoar a relação família-escola, proporcionando melhores resultados na educação das crianças, cada instituição parceira da ClipEscola recebe um treinamento voltado para suas necessidades e acompanhamento profissional para implementação personalizada do aplicativo.

A partir desta etapa, os benefícios são vários: aumento de produtividade, otimização de recursos em tarefas do cotidiano, desenvolvimento de estratégias de marketing como as campanhas de renovação de matrícula, aumento do engajamento dos pais nos eventos acadêmicos, padronização dos canais de comunicação e gestão centralizada de todas as informações em circulação no ambiente escolar.

"O nosso aplicativo já nasceu intuitivo e com fácil navegação justamente para minimizar os obstáculos no processo de educação que, naturalmente, já é tão delicado. Quando a família e a escola estão em sintonia, os principais interessados, que são as nossas crianças, são os que mais têm a ganhar", finaliza Matias.

Saiba mais sobre a ClipEscola

A ClipEscola está disponível para smartphones e tablets nas plataformas Android e iOS. Atualmente, a ClipEscola abrange somente a cidade de Florianópolis, mas em breve estará presente em todo o território nacional. Visite o site: https://www.clipescola.com/



Website: https://www.clipescola.com/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade