Publicidade

Estado de Minas

Cientista holandês afirma "inovação será o processo mais importante das corporações"

Hoje, quando falamos em execução no mundo dos negócios, não temos mais um objetivo e uma trajetória linear para atingí-lo, diz Ben Tiggelaar.


postado em 22/11/2017 12:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Com declarações de impacto como esta, resultado de 25 anos de estudos sobre liderança, gestão, negócios e comportamento, o cientista holandês Ben Tiggelaar surpreendeu mais de 600 empreendedores, executivos, gestores e líderes de diversos Estados com o MBA in One Day. O inovador formato de capacitação profissional, fortemente voltado para a aplicação prática é baseado nos mais respeitados autores de gestão e negócios do mundo como Philip Kotler, Jim Collins, Peter Ducker, Tom Peters, entre outros.

Realizado pela SBCoaching - referência mundial de formações e soluções para a alta performance profissional e pessoal -, o MBA in One Day foi escolhido justamente pela surpreendente estruturação de dados e pela metodologia única construída por Tiggelaar para apresentar um overview de gestão organizacional em um dia.

"Muitos autores apresentados eu já conhecia ou tinha ouvido falar, porém jamais os estudei juntos. No MBA In One Day, aprendi que não há uma verdade absoluta. Existem modelos diferentes para momentos e empresas diferentes. Ter uma visão macro e completa de gestão me fez pensar os conteúdos de outra forma, principalmente, a forma de aplicá-los", explicou Natália Arcuri, coach, influenciadora digital da área de finanças pessoais e criadora do canal Me Poupe, no YouTube.

Em 2014, dos 158 milhões de brasileiros de 15 anos de idade ou mais que foram entrevistados sobre a frequência a curso de qualificação profissional, apenas 3,4 milhões (2,2%) cursavam essa modalidade. No entanto, 40,2 milhões de pessoas disseram ter interesse nesse tipo de educação. Entre os motivos apresentados para não terem feito curso de qualificação profissional, o principal foi a dificuldade para conciliá-lo com o trabalho ou as atividades domésticas, citado por 34,4% das pessoas. As informações constam no Suplemento Educação Profissional, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 realizada pelo IBGE.

Cursos compactos de capacitação com conteúdo para aplicação prática imediata conquistam empresários e empreendedores

"Foi com conteúdo direto, prático e aplicável que dei meu "pulo do gato"", afirmou Severino Alves Neto, 49, empresário da ConsuLíder. Administrador de formação e estudioso por natureza, Neto leu mais de 2 mil livros sobre gestão durante sua carreira, fez pós-graduação no Japão, mas atribui ter duplicado o faturamento da empresa em um ano ao investimento em cursos focados e objetivos como o MBA in One Day, onde foram apresentados cases e histórias de grandes empresas como Apple, Samsung, IBM, Ford, que colocaram em prática conteúdos e modelos mostrados no seminário.

Segundo seu criador, Ben Tiggelaar, que esteve pela primeira vez no Brasil, empreendedorismo, gestão e liderança no Brasil têm um aspecto muito particular e enraizado à cultura. "Os brasileiros têm muita vontade, muita disposição para aprender. Eles tomam nota de tudo, fazem perguntas, realmente querem estudar. Nosso curso foi muito focado no desenvolvimento humano e da empresa. Claro que o MBA in One Day é composto por outros pontos importantes, tais como a formatação de uma boa estratégia, conexão do exterior com o interior, orientação de como sair da ideia e partir para a ação, mas o que mais me agradou foi a parte voltada ao desenvolvimento humano".

"Este formato de curso compacto está permitindo enormes avanços na gestão e treinamento da minha rede e aos novos franqueados, já que, hoje, estou indo para 60 franquias em uma estratégia de crescimento sólida, graças ao que tenho investido na minha formação como empresário", contou Kiko Hwang, ex-médico cirugião oncologista, hoje CEO das redes Mexerica e Yakissoba Factory, esta última criada por ele.

Para Villela da Matta, primeiro master coach do Brasil, especialista em business coaching e presidente e fundador da SBCoaching, o poder da transformação tem seu alicerce no conhecimento e constante atualização "Antecipar as tendências e a adequação do ensino à velocidade com que a realidade muda está em no nosso DNA. Investimos milhões em pesquisas para o desenvolvimento de cada um dos nossos serviços e produtos ano a ano. É com base nisso que continuaremos a desenvolver opções de aprendizado modernas e consistentes, que contribuam realmente para os altos índices de cases de sucesso que temos entre os nossos alunos", afirma o empresário.

"A via mais rápida para uma performance melhor é tomar o atalho do aprendizado. Hoje, quando falamos em execução, não temos mais um objetivo e uma trajetória linear para atingí-lo. Temos que constantemente experimentar, medir e corrigir a rota para chegar lá", disse Tiggelaar, que também compartilhou tendências de liderança, organização, estratégia e execução.

"O MBA in One Day me instigou a estudar ainda mais sobre gestão. Foi um intensivo, que pra mim, funcionou como um ponto de partida", disse Bruna Fioretti, coach, blogueira e instagramer de moda e carreira. Bruna também ressaltou a boa impressão de ver como a Psicologia Positiva apareceu no seminário de uma forma diferente. "Fica no ar que as empresas precisam perceber a força e importância da Psicologia Positiva; essa é uma demanda cada vez mais urgente".

Flora Victoria, fundadora e presidente da SBCoaching e única master coach brasileira mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade da Pensilvânia, foi paraninfa do evento, e encerrou o dia expondo dados de um estudo recente que aponta o alto grau de esquecimento do aprendizado do ser humano. Com isso, a empresária reforçou a importância de formações como o MBA in One Day para o resgate e perenidade do conhecimento somado à prática do que é ensinado para a formação de líderes com performances muito além do tradicional. "Queremos líderes para esse País com foco na excelência e em resultados, não apenas em resolver as deficiências nos processos e instituições".

Website: http://www.mbainoneday.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade