Publicidade

Estado de Minas

Descubra como proteger seu filho de 80% dos raios UV previstos para toda a vida

Graças a camisa com proteção solar UV, as crianças estão mais protegidas dos raios ultravioleta (UV)


postado em 22/11/2017 11:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Segundo artigo da Sociedade Brasileira de Pediatria, normalmente uma pessoa recebe até os 18 anos de idade cerca de 80% de toda a radiação UV que receberá durante toda a vida. Por isso é tão importante atentar-se à exposição solar nas crianças e adolescentes. Raios UVB geram queimadura e vermelhidão enquanto raios UVA geram fotoenvelhecimento e são acumulados durante toda a vida podendo desencadear o câncer de pele. Ao contrário dos adultos, o tecido celular da pele das crianças é mais fino e sensível, portanto bem mais vulnerável, de modo que pequenas exposições ao sol podem gerar vermelhidão e queimaduras. Na maior parte do tempo as crianças preferem ficar ao ar livre, na piscina, na praia, no parque, jogando bola. Fazendo qualquer coisa debaixo do sol. Afinal, criança não combina com ficar dentro de casa.

Utilizar protetor solar nos filhos é o ideal, mas o fato é que na maioria das vezes é preciso algumas manobras para fazê-los usar, porque algumas crianças são agitadas, e nunca retornam para reaplicar o protetor, isso quando permitem aos pais aplicarem a primeira vez. É difícil explicar para os pequenos que a radiação UV que recebemos diariamente vai atingindo as células da camada mais interna da pele e gerando alterações celulares que com o passar do tempo podem desencadear manchas e câncer de pele. E que o protetor solar nem sempre pode evitar isso porque geralmente só protege contra os raios UVB deixando-os expostos aos raios UVA. Os Pais então ficam aflitos, preocupados porque querem o melhor para os seus filhos...

Você sabia que é possível se proteger da Radiação UV através das Roupas? Sim, é possível. Por isso é importante conhecer os diferenciais que as roupas com proteção solar oferecem para a vida das pessoas, principalmente com itens essenciais para proteger as crianças e adolescentes, como por exemplo a blusa com proteção solar ou camisa UV. A utilização de uma camisa com proteção UV evita a perda do que os dermatologistas chamam de Capital Solar que é a capacidade de cada indivíduo se adaptar ao sol, e varia com o tipo de pele (fototipo) e tende a diminuir à medida que aumentamos o tempo de exposição ao sol. As lesões solares surgem quando esse capital se esvai. É isso que também promove o envelhecimento e o câncer de pele. Utilizar uma blusa com proteção solar vai ajudar a manter o capital solar do seu filho.

Uma das vantagens do uso de Roupas com proteção solar pelas crianças é que embora os protetores solares para crianças possuam fórmula especial de proteção e hidratação, e protegem contra raios UVB, nem sempre eles protegem contra os raios UVA. Já uma blusa com proteção solar certificada protege contra os raios UVA e UVB e possui Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) de 50+, que equivale a mais de 98% de proteção contra os raios UV. Esse valor de FPU se refere a proteção contra raios UV. Funciona da seguinte forma: uma camisa UV com FPU de 30 significa que a cada 30 raios solares, apenas um atinge a pele da criança. O ideal é sempre usar roupas com proteção solar que ofereçam a proteção máxima com FPU 50+, ou seja, a cada 50 raios solares apenas um chegará à pele do usuário.

Com a popularização das Camisas UV muitas marcas passaram a comercializar estes produtos. Porém existe o risco de usar uma roupa que não lhe proteja de verdade. Afinal não basta que a blusa apenas seja de manga longa para que tenha proteção contra os raios UVA e UVB. É possível conferir se a marca de roupas é certificada através do site da da ARPANSA , um órgão Australiano que criou todo o processo de aferição e certificação de produtos com proteção solar, sejam eles roupas, chapéus, óculos, uniformes, dentre outros. Outra dica importante é sempre procurar roupas confortáveis feitas com fio de poliamida, um fio especial que contém Dióxido de Titânio em sua composição, garantindo que a proteção solar está contida na roupa e não sairá durante o processo de lavagem.

A boa notícia é que não é preciso viajar para trazer estes produtos do exterior. Aqui no Brasil a UV.action é uma das poucas marcas certificadas pela ARPANSA e oferece uma linha completa de roupas com proteção solar para as crianças e toda a família, onde todas as peças são feitas em Poliamida e possuem proteção solar FPU 50+ que não sai com as lavagens.
Roupas de tecidos normais protegem muito pouco da radiação UV porque possuem um FPU muito baixo, entre 6 e 16, enquanto uma blusa com proteção solar possui FPU 50+. Realmente proteger a pele das crianças e adolescentes é o tipo de atenção que não se pode ignorar!

Referência consultada
BAU, A. E. K. Fotoproteção na Infância. 2016. Disponível em http://www.sbp.com.br/src/uploads/2012/12/Fotoproteo-na-infancia-e-adolescencia-para-o-pediatra-2015.pdf.
http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/img/documentos/doc_protecao_solar.pdf


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade