Publicidade

Estado de Minas

Crescimento da Internet amplia possibilidades de carreira nas áreas de Tecnologia e Comunicação

O crescimento no número de internautas no país aumenta a demanda por conteúdo em mídias digitais e, consequentemente, a procura por profissionais especializados


postado em 21/11/2017 14:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Entre 2016 e 2017, a base de assinantes de internet banda larga fixa no Brasil teve um acréscimo de 1,4 milhão de assinantes e esses números tendem a crescer ainda mais graças ao Programa Nacional de Banda Larga, do governo federal, e aos investimentos na expansão dos pontos de acesso. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 39,1 milhões de domicílios no país acessam a internet ? seja por conexão fixa ou móvel ? e este número deve chegar a 45 milhões caso a oferta de banda larga alcance as regiões mais remotas. Segundo pesquisa TIC Domicílios 2016, 54% das residências e 61% dos brasileiros com 10 anos ou mais já estão conectados.

Este crescimento no número de internautas no Brasil aumenta a demanda por conteúdo em mídias digitais e, consequentemente, a procura por profissionais especializados na produção de conteúdo multimídia - seja para atuar em marketing digital, produção de conteúdo para sites e gestão de redes sociais ou para produção de conteúdo para educação on-line ? segmento que vem crescendo de forma exponencial.

As empresas procuram por profissionais especializados em analisar as postagens em redes como Facebook, Twitter e Instagram para os mais diversos fins: monitorar reputação de clientes, criar campanhas de marketing, realizar promoções e resolver problemas de clientes de forma personalizada. Além disso, há uma procura cada vez maior por especialistas em desenvolvimento de plataformas digitais e apps mobile, roteiristas para jogos digitais e vídeos para internet.

Um dos caminhos para ingressar nesta área é o curso superior de Produção Multimídia, que forma o profissional capacitado para criar portais, sites, redes sociais e aplicativos para celulares e tablets, além de projetos transmídia que integrem diferentes linguagens e meios de comunicação. Além de dominar técnicas e linguagens de texto, imagem e som, ele também precisa ter uma boa noção de tecnologia, pois lida com softwares, linguagens computacionais e ferramentas de navegação. Por este motivo, é importante que a instituição de ensino tenha um perfil que contemple a área de TI.

A Faculdade de Tecnologia FIAP, um dos centros de tecnologia mais respeitados do país, oferece o curso de Produção Multimídia que forma um profissional completo, que domina desde Comunicação, Semiótica e Marketing Digital até Modelagem 3D, Algoritmos para Produção Multimídia e Criação e Desenvolvimento de Jogos Digitais. E com um diferencial: o aluno recebe uma certificação de qualificação profissional ao término de cada semestre.

O curso da FIAP é on-line, perfeito para quem estuda e trabalha. O conteúdo é disponibilizado em diferentes formatos, pois algumas pessoas aprendem melhor lendo, enquanto outras preferem aprender ouvindo. Para alguns, é preciso visualizar imagens e ainda há quem precise colocar em prática tudo aquilo que viu e ouviu. Por isso, o curso foi elaborado em quatro formatos de ensino: conteúdo web responsivo escrito; playlist de vídeos; playlist de áudio e e-book. "Também temos transmissões ao vivo (live), chats agendados (via slack) e encontros presenciais opcionais, além dos obrigatórios duas vezes ao ano" informa o diretor de cursos a distância da FIAP, Leandro Rubim.

"A procura por cursos on-line tem crescido para diversos perfis de estudantes. Antigamente, a procura era maior por quem não tinha tempo de frequentar diariamente uma faculdade. Mas, agora mesmo quem tem disponibilidade procura esta modalidade pelo novo modelo qualitativo e pela grande gama de conteúdo que a FIAP oferece" finaliza o diretor Rubim.

Serviço:
Vestibular 2018:
Prova presencial: inscrições até 30/11 - Prova em 2/12
On-line: Nota do ENEM (últimas 5 edições) + entrevista presencial ou on-line.

www.fiap.com.br/online


Website: http://www.fiap.com.br/online

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade