Publicidade

Estado de Minas

Encontro de pais e exposição fotográfica movimentam Dia Mundial da Prematuridade na Maternidade Brasília


postado em 16/11/2017 18:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade, a Maternidade Brasília promove, nesta sexta-feira (17), um encontro especial entre mães de bebês prematuros que já tiveram alta, com aquelas que ainda estão com os filhos no hospital. Cerca de 50 pais participarão de um café da manhã recheado de experiências e trocas de informações sobre a vivência com os pequenos.

A coordenadora de enfermagem e responsável pela UTI Neonatal da Maternidade Brasília, Dayane de Barros Ferreira, afirma que a data é importante para a conscientização dos cuidados com o bebê prematuro e apoio à família que tem filhos internados em UTI Neonatal. "Os pais esperam que o bebê vá para casa, mas quando ele nasce antes do tempo e precisa receber cuidados especiais, há uma separação. Então, esses pais também precisam de apoio. Neste encontro, eles podem trocar experiências e falar como foi todo o processo, além de ser uma forma de incentivo para aqueles que ainda estão com seus bebês internados", esclarece.

Além do encontro, a Maternidade fará uma exposição de retratos dos bebês feitas pela fotógrafa Briane Medeiros, especializada na técnica new born (ensaio que registra os primeiros dias de vida do bebê). "Faço fotos de bebês quase que diariamente, mas essa foi a minha primeira vez dentro de uma UTI Neonatal. Com o auxílio da equipe de enfermagem foi possível fazer lindas fotos", conta a especialista em imagens. Segundo Briane, serão expostas cerca de 20 fotos. "Os bebês são pérolas para cada família. Eu entendo a importância dessa lembrança para cada um, uma lembrança que vai além da imagem, envolve a emoção e a sensibilidade daquele momento", finaliza.

O Dia Mundial da Prematuridade também conhecido como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, foi criado em 2009 e é seguido em mais de 50 países, entre eles Canadá, EUA, Austrália e Portugal. O principal objetivo da data é lembrar o prematuro e pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade. Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada em dezembro de 2016, mostra que a taxa de prematuridade no Brasil é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus.

Maternidade Brasília

Inaugurada em 2012, a Maternidade Brasília é a única instituição exclusiva à mulher e aos profissionais dedicados ao seu cuidado. Com foco na qualidade e segurança, trabalha centrada no atendimento humanizado e direcionado nas especialidades médicas: ginecologia, obstetrícia, infectologia, pediatria, e cirurgia plástica. Localizada no Sudoeste, a Maternidade Brasília possui ainda um banco de leite com certificação padrão Ouro que armazena e fornece leite materno ao recém-nascido nos casos de prematuridade, dificuldade com a amamentação natural ou necessidade de cuidados especiais.


Mais informações:
Assessoria de Imprensa
Imagem Corporativa
(61) 3542-1501

Website: https://www.hospitalbrasilia.com.br/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade