Publicidade

Estado de Minas

Pesquisa ISACA: Somente metade das organizações afirma que seus líderes apresentam alfabetização digital


postado em 16/11/2017 00:00

Apenas metade (53%) dos profissionais de tecnologia comercial pesquisados acredita que a equipe de liderança de suas organizações apresenta alfabetização digital, de acordo com a nova pesquisa Barômetro da transformação digital da ISACA. Os demais 47%, ou não acha que os líderes da sua empresa têm uma sólida compreensão da tecnologia e de seus impactos, ou não têm certeza. Além disso, a pesquisa global reduz a publicidade exagerada em torno de algumas tecnologias emergentes, uma vez que a realidade dos pesquisados verificou as tecnologias que serão rapidamente adotadas, testadas com cautela ou deixadas em segundo plano para futuras considerações na cruzada da transformação digital.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: http://www.businesswire.com/news/home/20171115006558/pt/

ISACA's Digital Transformation Barometer looks at the impact of digitally literate leaders and the h ...

ISACA's Digital Transformation Barometer looks at the impact of digitally literate leaders and the hype vs. reality of emerging technologies. (Graphic: Business Wire)

Os resultados foram divulgados hoje e pintam um quadro preocupante do progresso até este momento e para o futuro da transformação digital em todo o mundo. Os dados do Barômetro da transformação digital permitem investigar a transformação digital e e a alfabetização digital da liderança, além das tecnologias emergentes e inovadoras em diversas indústrias. O relatório completo da pesquisa e recursos adicionais podem ser acessados aqui.

?Com esta pesquisa, a associação global da ISACA proporciona uma verificação da realidade da transformação digital que avalia os planos concretos de adoção tecnológica, níveis de sentimento em relação a suporte e preocupação, e compromissos monetários para implementar tecnologias emergentes por região geográfica e indústria?, disse Matt Loeb, CGEIT, CAE e diretor executivo da ISACA. ?A mensagem revelada por nossa pesquisa é clara: os líderes seniores precisam investir mais para aumentar sua fluência digital. As organizações que contam com líderes digitalmente fluentes estão reconhecendo mais claramente os benefícios e riscos das tecnologias emergentes.?

Destaques da pesquisa:

Alfabetização digital e receptividade a tecnologias emergentes entre líderes

Os dados indicam que um índice preocupante de 47% dos pesquisados não têm certeza de que seus líderes apresentem alfabetização digital. Quase um quarto desses mesmos líderes foi observado como carentes de uma compreensão mais sólida dos benefícios e riscos da tecnologia, colocando em questionamento a alfabetização digital dos líderes de organizações globais no espectro industrial e geográfico.

Apesar do senso de urgência para adotar a transformação digital em todos os setores, menos de um quarto das organizações afirmam acreditar que seus líderes seniores sejam muito receptivos à adoção de tecnologias emergentes. Metade das equipes de liderança é considerada moderadamente receptiva, e uma em cada cinco (20%) não é nada receptiva.

Além disso, os desafios relacionados com alfabetização digital e receptividade para adotar tecnologias emergentes não se limitam aos membros da alta gestão. Dificuldades organizacionais e resistências culturais mais amplas têm um importante papel no processo de implementação de certas tecnologias de transformação digital.

  • Quase a metade dos pesquisados globalmente prevê enfrentar desafios ou resistências organizacionais ao implementar tecnologias de inteligência artificial, aprendizagem de máquina e tecnologia cognitiva (49%), nuvem pública (48%) e Internet das Coisas (46%).
  • Praticamente um terço dos participantes da pesquisa prevê o mesmo tipo de resistência para a implementação de blockchain (34%) ou análises de big data (31%).

Percepções e planos para tecnologias emergentes: publicidade exagerada vs. realidade

As análises de big data foram classificadas como tendo a maior probabilidade de oferecer valor transformador para as organizações (38%), superando de longe a inteligência artificial, aprendizagem de máquina ou cognitiva (20%), nuvem pública (18%), IoT (14%), blockchain (7%) e realidade virtual/realidade aumentada (2%).As análises de big data também tiveram o maior destaque nos planos de implementação pretendidos para o ano que vem.

Neste momento, os pesquisados acreditam que realidade virtual/realidade aumentada surge mais como um item de desejo do que uma realidade concreta, uma vez que a maioria das organizações não está implementando ainda tais tecnologias.

IoT e nuvem pública ainda são considerados negócios arriscados

Tecnologias como Internet das Coisas (Internet of Things, IoT) estão no cerne da transformação digital de muitas empresas, mas, segundo o levantamento da ISACA, muitos pesquisados ainda consideram IoT e nuvem pública bastante arriscadas:

  • 66% dos pesquisados globais classificaram a Internet das Coisas entre as tecnologias de ?alto risco?.
  • Talvez devido às poucas ? embora bastante divulgadas pela mídia ? violações de dados ocorridas em dispositivos de IoT, a resistência à adoção da IoT é elevada nos setores mais afetados, entre eles saúde (71%) e governamental/militar (69%).
  • 74% dos líderes de tecnologia empresarial pesquisados estão moderada a extremamente preocupados com a capacidade de suas respectivas organizações de proteger dispositivos conectados em IoT.

?As tecnologias emergentes precisam ser adotadas?, comentou Loeb. ?Como mostra a pesquisa, a relutância em implementá-las se vincula à necessidade de compreender e mitigar os riscos inerentes à sua implementação. As organizações que implementam um sólido programa de governança de tecnologia e informação compreenderão melhor suas capacidades, o que leva a uma gestão de riscos mais eficaz e maior confiança na implementação dessas tecnologias.?

Sobre o Barômetro da transformação digital da ISACA

A pesquisa Barômetro da transformação digital da ISACA, realizada no segundo trimestre de 2017, entrevistou 4.164 profissionais de tecnologia do mundo todo. Os resultados estão disponíveis em www.isaca.org/digital-transformation-barometer.

Sobre a ISACA

Com quase 50 anos de existência, a ISACA® (isaca.org) é uma associação global que ajuda pessoas físicas e empresas a aproveitarem todo o potencial da tecnologia.

Twitter:https://twitter.com/ISACANews

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

ISACA
Michelle Micor, +1 847-385-7217
communications@isaca.org
ou
Tassi Herrick, +1 308-539-1883
ISACAPR@ogilvy.com


Fonte: BUSINESS WIRE

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade