Publicidade

Estado de Minas

Entrevista sobre Digital Transformation e a nova realidade para os mercados público e privado


postado em 11/09/2017 17:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
De acordo com a IDC, empresa de inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia, o processo de transformação digital é um caminho sem volta para as empresas em busca de eficiência e competitividade. Segundo recente pesquisa, no Brasil pouco mais de 10% das empresas investe cerca de 5% de seu faturamento em tecnologias inovadoras. Até 2020, 60% dos investimentos das organizações estão direcionados para a transformação digital.
Carlos Motti, CEO da IT2B, uma das 100 maiores empresas de tecnologia do Brasil, fala sobre o tema e explica de forma prática como a transformação digital modifica os meios de consumo, as atividades no ambiente de trabalho, os serviços prestados por empresas privadas e públicas, além das novas oportunidades de negócios.

Divulgação: O que é Digital Transformation (DT) e como se aplica para as organizações brasileiras?
Carlos Motti: Digital Transformation ou Transformação Digital pode abranger diversas interpretações como estimular as empresas a usarem a tecnologia a seu favor, para assim, trazer melhores resultados, o que as posicionam de forma mais competitiva no mercado, mas isto em si não é DT. Compreendo Digital Transformation como o uso intensivo e massivo de TI, possibilitando a criação de novos modelos de negócios e modificando a relação com o seu cliente. Isto, inclusive pode alterar o core business de determinadas companhias de forma radical.

Divulgação: Convivemos diariamente com a Transformação Digital e sequer percebemos como os serviços têm mudado. Quais as principais modificações e o impacto para as empresas e para as pessoas?
CM: Parece uma realidade distante, mas você já vive a transformação digital no seu dia a dia. O smartphone passou a ser elemento essencial no cotidiano. Basta lembrarmos sobre quantas transações, interações, compras e serviços adquirimos através de aplicativos bancários, de transporte, comida, saúde entre outras tantas possibilidades que a conectividade promove. Veja quantos novos negócios surgiram nos últimos dois ou três anos que incluem novas formas de atendimento. Sempre pensamos nos mais populares como Airbnb, Uber, Apps de alimentos, mas vejam as possibilidades de serviços online, desde estética, compra online, contratação de seguros, viagens ou até serviços mais complexos direcionados às empresas. As companhias que não acompanham essa transformação se tornam obsoletas. O grande desafio das empresas está ligado à sua longevidade, o que necessariamente exige passar por inovação e, falar em inovação hoje é falar em Digital Transformation.

Divulgação: Para o cenário econômico que o país vive com infraestrutura precária e crise política, como podemos pensar na transformação digital como aliada do crescimento?
CM: O Brasil apresenta índices precários de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) o que desanima a população e os empresários que poderiam ter mais oportunidades para pensar em soluções inovadoras para o país. A Transformação Digital é um recurso essencial para a preservação das empresas, sem inovar, mudar processos e trazer diferenciais, as companhias tendem a fechar suas portas porque ficam obsoletas, e presas fáceis de concorrentes. A partir da Digital Transformation, as empresas têm a oportunidade de identificar informações, conhecer seus clientes, oferecer diferenciais, acompanhar relatórios e métricas seguras. Tudo isso é fundamental!

Divulgação: Quais os principais desafios para os empresários se adequarem à Transformação Digital e a tornarem uma aliada aos seus negócios?
CM: Os modelos de negócios precisam se reinventar e acompanhar o novo perfil do cliente, cada vez mais dinâmico e ocupado. Os empresários precisam abrir a mente para o novo e contar com especialistas que entendam como agregar diferenciais a partir da tecnologia. A transformação digital é o caminho para agregar recursos como Analytics e Business Intelligence, Gestão de Dados, Gestão da Informação, Integração de Serviços, Atendimento Personalizado e Experiência de Consumo, Comportamento do Cliente, Comunicação Omnichannel, e muitos outros recursos da nova sociedade que está sendo criada a partir da mobilidade, convergência digital, com acesso e interação direta a qualquer informação.

Confira a entrevista completa no BLOG IT2B: https://goo.gl/M7rvPW


Sobre a IT2B:
Há mais de 15 anos no mercado e posicionada entre as 100 maiores empresas de TI do Brasil, a IT2B é especialista em integrar hardware, software, serviços e outsourcing. Com três grandes frentes em seu portfólio IT Solutions, Smart Cities e Track & Trace, a empresa tem destinado sua área de negócios para o desenvolvimento de soluções aderentes às novas demandas do mercado para transformação digital dos negócios dos seus clientes com inovação como diferencial competitivo. Para mais informações acesse: www.it2b.com.br


Website: http://www.it2b.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade