Publicidade

Estado de Minas

Startup é promessa de eficiência e simplicidade na área de saúde com novo Software voltado para Comunicação e Gestão de Clínicas e Consultórios

Sistema relaciona uma quantidade muito grande de variáveis, inclusive da prescrição e do prontuário dos pacientes, permitindo uma comunicação muito mais efetiva


postado em 11/09/2017 13:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Em tempos de crise, o uso eficiente dos recursos tecnológicos pode ser um diferencial determinante para a melhoria dos resultados de profissionais de saúde e gestores de consultórios ou clínicas. Uma das maneiras de alcançar este objetivo é através da informatização dos processos internos: agendamento, faturamento, prontuário e o relacionamento com os pacientes. O desafio inicial é encontrar soluções para tais processos.

Para isso, a startup Saúde Vianet busca uma solução com aplicativos que atuam de forma integrada, evitando soluções que não possuem ligação entre si, já que esse tipo de fragmentação dificulta a adoção da ferramenta por parte da equipe, reduzindo a sua eficácia. "Há muito espaço para melhoria no setor de Saúde", afirma Rafael Ortega, um dos fundadores do Saúde Vianet.

Outro desafio é garantir uma excelente experiência do usuário, hoje um requisito importante e seguido à risca pelo Saúde Vianet. "Um design de interação bem projetado descomplica as tarefas e gera uma economia de tempo, de atendimento e maior satisfação dos pacientes", explica Ortega.

Com ferramentas que garantem o funcionamento harmônico do empreendimento como um todo, o Saúde Vianet possui, por exemplo, aplicativos de gestão financeira e de controle do faturamento. "Sabemos que relatórios estáticos não geram informação. Por isso fizemos um mini BI (Business Intelligence) tão fácil de usar quanto o Excel. Assim, o gestor tem o controle completo de todo o processo, inclusive para gerenciar mais de uma unidade e realizar auditorias instantâneas em tempo real", explica Ortega. "Registramos um crescimento de mais de 20% no faturamento de alguns clientes, apenas com essa interferência direta nos processos, que antes levavam muito tempo", relata o CEO.

O Software traz também uma nova abordagem para a gestão do atendimento, criando uma espécie de sistema operacional para médicos e demais profissionais de saúde. "Provemos uma plataforma de serviços integrados em uma solução única, uma ferramenta baseada em nuvem e acessível através de dispositivos móveis. Desta forma, o Saúde Vianet pode se conectar com dispositivos médicos e compartilhar dados com terceiros, como hospitais, seguradoras e até contadores. Queremos substituir a caneta e o papel, planilhas e até décadas de software, provendo uma solução All Inclusive muito fácil de usar", descreve Ortega.

Eliandro Gomes, sócio e responsável pelo time de tecnologia, destaca o grande diferencial embutido na ferramenta: uma solução de CRM (Customer Relationship Manager) prática e intuitiva. Com este diferencial, é possível programar exatamente quando a clínica deve entrar em contato com o paciente. Gomes destaca a postura altamente inovadora do sistema, que foi muito além de interações elementares, como enviar um SMS no dia anterior a consulta, por exemplo. "Ou seja, o Sistema relaciona uma quantidade muito grande de variáveis, inclusive da prescrição e do prontuário dos pacientes, permitindo uma comunicação muito mais efetiva e eficaz", completa.

Paulo Campos, diretor de uma rede de Clínicas Populares em Salvador, é um dos usuários do sistema e diz que desde uma rede de clínicas populares de Salvador De acordo com os sócios, o sistema tem muita aderência ao modelo de negócios de clínica popular. Com o surgimento do modelo de clinicas populares o, temos encontrado maior aceitação em especialidades que, naturalmente, o profissional estabelece um vínculo mais duradouro com o paciente como Pediatria, Dermatologia, Cardiologia, Endocrinologia. O uso por clínicas de Odontologia também merece destaque. O sistema é bastante flexível e pode-se moldar aos processos da clínica e não o contrário. Atendemos, com um grau elevado de personalização, desde Pequenos Consultórios individuais, clínicas de porte médio, até franquias e escolas de pós-graduação médica e odontológica.

Para continuar crescendo, o Svianet tem levantado investimentos e ganhou recentemente edital da Fapesb-Finep para desenvolvimento de sua versão OFF-Line. Isso permitirá a plataforma rodar em ambientes mais críticos e complexos, como Hospitais.

Hoje, o Saúde Vianet (www.saudevianet.com.br) conta com mais de mil usuários em todo Brasil e pretende ampliar a sua atuação nacional no segmento de clínicas médicas de médio porte, cuja demanda vem aumentando exponencialmente.


Website: https://saudevianet.com.br/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade