Publicidade

Estado de Minas

Melhorar a gestão para crescer e não perder dinheiro: especialistas dão dicas a provedores


postado em 06/09/2017 17:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Empreender é a chave para ganhar competitividade e expansão. Despertar o empreendedor dentro de cada membro de uma empresa, especialmente dos gestores, é essencial para que, mesmo pequenas companhias, obtenham competitividade e galguem crescimento por meio da inovação, o que evitará que se tornem obsoletas e percam mercado.

O conselho foi dado por André Ribeiro, CEO da EI Consulting, para os provedores de Internet associados à InternetSul que estiveram reunidos no Expedição InternetSul, evento promovido pela entidade em 31/8 e 31/09 em Canela-RS.

Engenheiro Eletricista e de Telecom, pós-graduado em Redes de Computadores, Ribeiro enfatizou a necessidade de evolução constante dos produtos, serviços e gestão, dica que foi reforçada por outros palestrantes do evento, como a Prof. Dra. Frederike Mette, do corpo docente da ESPM e também consultora em finanças.

"No mercado de tecnologia, há muita velocidade tanto no crescimento das empresas quanto na inovação do mercado, e é preciso acompanhar esta inovação para manter-se competitivo", comentou Frederike.

Segundo a professora, outro aspecto vital da gestão é que os empresários conheçam as habilidades dos colaboradores e tenham conhecimento total sobre os trâmites financeiros de suas empresas.

"Como uma empresa cresce? A resposta requer conhecimento nos 4 P's do Marketing aplicados ao negócio, acompanhamento das tendências de mercado e econômicas, bem como análise dos custos da empresa, faturamento, margem de lucro e uma profunda análise da operação", declarou Frederike.

O presidente da InternetSul, Luciano Franz, complementou o tema, ressaltando a importância do desenvolvimento de táticas e estratégias para manutenção e crescimento no mercado atual, como um alto controle dos sistemas utilizados, ofertas praticadas e da gestão.

O evento encerrou com uma conversa descontraída sobre a importância de ter foco comandada pelo comunicador Luciano Potter. O apresentador trouxe como exemplos ideias inovadoras de empresas conhecidas como Waze, Netflix e a marca Patagônia para inspirar ideias disruptivas que agreguem valor e gerem crescimentos nos negócios dos associados.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade