Publicidade

Estado de Minas

ABMES organiza visita de cooperação internacional para a Rússia visando fomentar melhores práticas na Educação Superior

Para trocar experiências sobre políticas públicas e conhecer as melhores práticas da Educação Superior fora do Brasil, ABMES faz visita de cooperação à Rússia.


postado em 05/09/2017 17:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Com o objetivo de trocar experiências sobre políticas públicas e conhecer as melhores práticas da Educação Superior fora do Brasil, uma equipe de 40 pessoas ligadas à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) embarcou rumo à Rússia na última sexta-feira (01/09). Trata-se da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience, iniciativa que faz parte de um projeto de internacionalização da entidade, incluindo visitas a universidades e à Associação de Ensino Superior da Rússia (Anvuz), além da participação em oficinas temáticas e passeios nos principais pontos turísticos de Moscou e São Petersburgo.

A 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience será liderada pelo diretor presidente Janguiê Diniz, entre os dias 1º e 10 de setembro de 2017, e contará também com a presença do presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputado Caio Narcio (PSDB/MG). A equipe irá visitar as 12 principais universidades públicas e particulares russas, participará de seminários temáticos com mais de 30 reitores de universidades russas, que se realizarão na Universidade Internacional de Moscou (MUM), Universidade Estadual de Moscou (MSU), Universidade de Amizade dos Povos da Rússia (PFUR), Universidade Nova Russa (ROSNOU), Escola Superior de Economia da Universidade Nacional (HSE) e muitas outras universidades respeitadas daquele país.

A Rússia é um dos países com o maior número de universidades e a visita será um importante intercâmbio de experiências e de melhores práticas em áreas organizacionais, educativas e gerenciais, além de ser um ambiente para fomento de novos negócios. Para estimular a troca futura de dados entre os dois países, será assinado um memorando de entendimento e ampliação de cooperação na educação entre a Associação de Ensino Superior da Rússia (Anvuz) e a ABMES.

Atuação - Faz parte das ações da ABMES a busca permanente pelo aprimoramento da Educação Superior no Brasil, com foco voltado para as atualizações de mercado, novas tecnologias e o futuro das instituições, tendo sempre como objeto primado, o desenvolvimento do ambiente acadêmico e do aluno. Ao longo de 35 anos de atuação, a entidade mantém o contínuo processo de diálogo com o Governo e Congresso Nacional, contribuindo para a criação e aprimoramento de políticas públicas para o setor. Além disso, busca estabelecer os melhores modelos e mecanismos que tornam a Educação Superior Particular no Brasil mais viável e sustentável, bem como políticas de acesso ao Ensino Superior, como os programas de financiamento estudantil. Algo de grande importância, em especial, para as pequenas e médias instituições (que compõem a maior parte deste setor).

Importância da Educação Superior Privada para o Brasil- Atualmente, 87,5% das Instituições de Educação Superior são particulares, segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em outubro de 2016. O segmento representa 78,16% do total de matrículas de graduação presencial e a distância, somando, mais de 6,2 milhões de registros. Formamos cerca de 845 mil estudantes a cada ano com a responsabilidade de entregar ao mercado de trabalho cidadãos e profissionais capacitados, preparados para atuar e atender às demandas que se transformam a cada dia.

Sobre a ABMES ? Fundada há 35 anos, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) representa mais de 1.200 instituições particulares de Ensino Superior de todo o País. Desenvolve ações no âmbito político e na área acadêmica, elaborando estudos sistemáticos sobre temas relacionados ao segmento privado e contribuindo para o fortalecimento do Ensino Superior particular brasileiro.


Website: https://www.abmes.org.br/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade