Publicidade

Estado de Minas

Colaboração com empresa privada beneficia qualificação profissional dos alunos de Ciências Biológicas da UFRJ


postado em 05/09/2017 14:00

As dificuldades atravessadas nos últimos anos por instituições de ensino do setor público estimularam empresários e servidores públicos a estreitar suas colaborações. No final, todos ganham, seja na forma de qualificação profissional dos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho, seja na troca de experiências.

Um exemplo é o laboratório bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro e que tem fábrica no Rio de Janeiro, e que vem auxiliando o Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio da doação de reagentes. O material é utilizado em aulas práticas, trabalhos de conclusão de curso e teses de diferentes programas de pós-graduação da instituição.

Em contrapartida, o Instituto de Microbiologia tem se tornado importante fonte de profissionais para o quadro técnico da bioMérieux, que abre as suas portas para visita técnica dos alunos em formação, como parte da disciplina "Integração Empresa Escola".

A disciplina tem o objetivo de mostrar aos alunos como é o mercado de trabalho no setor e prepará-los para processos de seleção de emprego. Outra forma de colaboração é a constante participação de professores, que ministram palestras em programas de capacitação organizados pela bioMérieux para seus colaboradores internos e externos.

Segundo o professor Marco Miguel, do IMPG, que também é coordenador da disciplina "Integração Empresa Escola", a participação da bioMérieux na formação dos alunos do Bacharelado em Ciências Biológicas (Microbiologia e Imunologia) tem sido fundamental. "Os alunos têm a oportunidade de conhecer equipamentos que são utilizados em empresas onde eles podem trabalhar, o que aumenta muito as chances deles na disputa pelas vagas. O relato dos profissionais dos diversos setores da bioMérieux para os alunos, descrevendo suas atividades e como é a rotina no mercado de trabalho também mudam muito a percepção dos jovens a respeito do mundo que existe fora da Universidade. Espero que esta relação continue dando bons frutos para a empresa e para a Universidade", diz o professor.

Sobre a bioMérieux
Há mais de 50 anos no mercado, a bioMérieux é líder na área de diagnóstico in vitro. Em todo o mundo, a empresa tem a missão de contribuir efetivamente com o desenvolvimento da saúde pública, fornecendo soluções (reagentes, equipamentos e softwares) que determinam a origem da doença e de contaminações de produtos industrializados a fim de melhorar a saúde do paciente e garantir segurança aos consumidores.

Fundada na França em 1963, a bioMérieux tem cerca de 5.800 colaboradores e está presente em mais de 150 países, por meio de 41 filiais e uma ampla rede de distribuidores.
No Brasil, a bioMérieux possui o laboratório P&D; (Pesquisa e Desenvolvimento) situado no Rio de Janeiro, que foi inaugurado em 2009, e até 2014 a equipe teve como missão dar suporte à produção local da linha Imuno e desenvolver produtos de interesse para o grupo bioMérieux. No final de 2014, a visão do setor P&D; da bioMérieux Brasil se reestruturou para focar nas infecções tropicais e servir à estratégia local e global, a fim de responder às necessidades dos mercados emergentes e negligenciados.

A família Mérieux tem uma tradição ao longo de um século de compromisso na luta contra as doenças infecciosas. Marcel Mérieux, que trabalhou com Louis Pasteur e fundou o Instituto Mérieux, o Dr. Charles Mérieux, Alain Mérieux e Dr. Christophe Mérieux dedicaram suas vidas à biologia, com o objetivo de melhorar a saúde mundial.
_______________________________________________________________
Mais informações:
Veropress Comunicação Corporativa ? Assessoria de imprensa da bioMérieux
Thais Abrahão (thais@veropress.com.br) ? (11) 9900-8402 / (11) 3061-2263 e Rosana Monteiro ? (Rosana1@veropress.com.br) ? (11) 3062-0843




Website: http://biomerieux.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade