Publicidade

Estado de Minas

Por que é tão difícil encontrar alguns profissionais de TI?

"O que percebemos no mercado é que, embora haja muitas vagas, poucas pessoas têm a capacidade de preencher todos os requisitos", diz Gabriel, CEO da One Choice


postado em 05/09/2017 13:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O mercado de TI está bastante aquecido e as contratações não param de acontecer. Essa afirmação é, ao mesmo tempo, verdadeira e falsa, pois reflete a demanda por profissionais de áreas relacionadas à tecnologia, mas esbarra na dificuldade de encontrar profissionais qualificados e que atendam às necessidades das empresas.

De acordo com a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), em 2016 havia 50 mil postos de trabalhos aguardando profissionais qualificados para suprir essas vagas, que vão desde estagiário a consultores e programadores.

Grande parte das companhias que precisam de profissionais de TI relata que há vagas que simplesmente não são preenchidas, seja por falta de capacitação dos candidatos, por inflexibilidade, ausência de domínio do inglês, entre outros fatores. Uma pesquisa da consultoria de TI One Choice Consulting http://www.onechoice.com.br identificou as vagas de TI que têm mais carência de bons profissionais.

"Temos diversas vagas para Desenvolvedores FrontEnd, Programador JAVA, Desenvolvedor Clipper, Desenvolvedor Ruby on Rails, Programador Dot Net, Consultor Segurança da Informação e Arquiteto Java", conta Gabriel Silva, CEO da One Choice Consulting, que valida tecnicamente os profissionais por meio de ferramentas antiplágio e permite que o cliente encontre-o e feche a contratação em até um dia, se ambas as partes estiverem de acordo.

"O que percebemos no mercado é que, embora haja muitas vagas, poucas pessoas têm a capacidade de preencher todos os requisitos e encontram problemas na parte técnica", complementa Gabriel, citando que, a cada dez profissionais avaliados na plataforma da One Choice Consulting, apenas dois são aprovados. "O nível de exigência dessas vagas costuma ser alto e, por isso mesmo, os salários em geral são bem satisfatórios", diz.

Além das vagas, em si, serem difíceis de preencher, há também a questão de localização. Segundo a One Choice Consulting, as regiões mais críticas são Recife, Porto Alegre e São Paulo. "Além de não encontrarmos candidatos com capacitação técnica qualificada para as vagas, temos o problema de déficit em algumas áreas de conhecimento e falta de domínio do inglês, que é fundamental na área de TI", adiciona Gabriel.

Atualmente, as áreas que mais demandam profissionais nas empresas de TI são as de engenheiro de software, tecnologia de desenvolvimento de sistemas, games, computação gráfica 3D, tecnologia na construção de softwares, gerenciamento de engenharia web, redes e sistemas para a internet.



Website: http://www.onechoice.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade