Publicidade

Estado de Minas

Descubra tudo sobre a manutenção preventiva


postado em 05/09/2017 11:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Se você quer manter o seu carro em perfeito estado de conservação, algumas medidas de manutenção preventivas fazem toda a diferença, principalmente para evitar imprevistos desagradáveis.

Você sabia que o custo da manutenção preventiva é 68% inferior ao de um conserto? A função da manutenção preventiva, como o nome já diz - é prever os possíveis problemas com as autopeças e funcionamento que seu carro pode apresentar durante o uso. E também é necessária para a segurança do motorista e passageiros.

Confira as dicas de com o que você deve ficar atento, recorrendo ao seu mecânico quando necessário.

Velas de ignição
Responsáveis pela movimentação do carro, as velas dão sinais de que precisam ser trocadas: aumento considerável do consumo de combustível, dificuldades na partida e marcha lenta desregulada

Óleo do motor
O recomendado é que se verifique o nível semanalmente, esse procedimento pode ser feito em casa até mesmo antes de usar o carro pela primeira vez no dia e em um piso nivelado, retire a vareta do óleo - a marca do óleo deve estar entre as marcas "Mín" e "Máx" da vareta.

Freios
É importante periodicamente realizar a manutenção de alguns itens.

Fluído do freio: a troca deve ser realizada a cada 2 anos ou conforme o fabricante recomendar. Sem a troca, umidade pode ser acumulada, anulando a frenagem.

Suspensão
A revisão do conjunto de suspensão deve ser feita a cada 30.000 Km. Os sinais de que há problemas são ruídos e a falta de estabilidade nas curvas.

Pneus e Rodas
Sempre use pneus com as medidas indicadas pelo fabricante do veículo. Com os pneus frios, calibre-os a cada 15 dias e antes de viajar. O alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km aumenta a vida dos pneus, melhorando a segurança e dirigibilidade do veículo.

Bateria
Deve-se verificar se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria. É indicado que as condições de funcionamento do sistema de carga e partida, bateria e alternador sejam verificados anualmente.

Gostou das nossas dicas sobre manutenção preventiva? Não deixa para amanhã e acesse já sua distribuidora de peças automotivas e deixe seu veículo em dia.


Website: http://www.universalautomotive.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade