Publicidade

Estado de Minas

Especialistas comentam o que há de novo no Android 8

"O Android é utilizado amplamente em todo o mundo e as suas atualizações e novidades são sempre aguardadas ansiosamente" - Vinícius Gallafrio


postado em 04/09/2017 16:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Com o chamativo nome de Oreo, em alusão à bolacha recheada mundialmente famosa, a mais nova versão do sistema operacional Android tem despertado expectativas sobre suas funcionalidades e diferenças. O Android 8 ficará disponível para usuários em breve e promete ter uma performance de arranque duas vezes mais rápida do que a atual. As novidades puderam ser vistas de perto na versão de teste disponibilizada pelo Google no final de agosto.

A grande novidade anunciada pelo Google em relação ao Android 8 é o fato de que a nova versão tem tudo para otimizar o desempenho dos aplicativos em uso, priorizando sempre a rodagem dos que estão realmente ativos em detrimento aos que estão em segundo plano. Com isso, os aparelhos conseguem manter o desempenho ao longo da utilização e não irão travar durante o seu uso.

"O Android é utilizado amplamente em todo o mundo e as suas atualizações e novidades são sempre aguardadas ansiosamente. Afinal, a chegada das versões mais modernas permite diversas facilidades não só aos usuários, mas também aos desenvolvedores de aplicativos que passam criar novas funções a partir das ferramentas incorporadas", afirma Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos e de soluções web para clientes diversos.

Para mostrar a todos um pouco do que o Android Oreo tem a oferecer a usuários e desenvolvedores, os especialistas em Android da MadeinWeb listaram as principais novidades da plataforma. Confira:


Modo PIP

A possibilidade de ver vídeos no YouTube enquanto executa outras funções do smartphone é uma das novidades mais esperadas do Android Oreo. Graças ao modo PIP, ou Picture to picture, aumenta em muito a facilidade de utilização dos aparelhos e garante mais dinamicidade para os usuários que gostam de acompanhar as novidades do site de vídeos mais visitado do mundo.

APIs

O Android Oreo apresenta ainda mudanças no nível de API de destino dos aplicativos. Ou seja, todos os aplicativos instalados no aparelho vão passar por mudanças na recepção de comandos, o que permite aos desenvolvedores fazer ajustes mais precisos em seus produtos e explorar melhor tudo aquilo que plataforma tem a oferecer.

Localização

Qualquer pessoa que já usou um dispositivo Android sabe que os serviços de localização e de GPS são alguns dos maiores consumidores de bateria do aparelho. Isso deve mudar com o Android Oreo, porque ele restringe o acesso de aplicativos em segundo plano a esses dados ? as atualizações de localização serão menos frequentes.

Isso evita que a ativação dos serviços de localização comprometa a carga do aparelho e representa uma grande mudança para os desenvolvedores de aplicativos , que precisam adequar às necessidades de seus programas a esse novo comportamento.

Também vale a pena analisar exatamente de que forma o seu app capta esses dados e, de acordo com o que for usado, pode ser interessante mudar a fonte de georreferencias.

Permissões

Uma das maiores alterações do Android 8 está nas permissões que os apps têm no aparelho. Nas versões anteriores, todas as vezes em que uma permissão de execução era concedida em tempo real, todas as demais permissões do mesmo grupo também eram concedidas.

No Oreo não funciona dessa maneira porque os aplicativos só recebem as permissões que são solicitadas explicitamente. Isso evita que alguns apps acabem com permissões desnecessárias e impede que isso comprometa o uso do sistema.

Funcionamento de aplicativos

Para que os usuários não sejam surpreendidos por erros de funcionamento e por problemas na execução de aplicativos, o Google recomenda a todos os desenvolvedores que façam testes com seus produtos executando um emulador do Android Oreo.

Dessa forma, é possível checar como cada um deles está funcionando no novo sistema operacional e como ele opera na nova plataforma. Caso haja algum tipo de problema ou erro, é possível gerar uma versão ajustada do app e disponibilizá-la aos usuários em tempo para que eles não sintam os eventuais problemas de performance.


Saiba mais

A MadeinWeb é uma empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções web e mobile. Para obter mais informações, visite o site: www.madeinweb.com.br.


Website: http://www.madeinweb.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade