Publicidade

Estado de Minas

Checklist: materiais de construção para reformar o banheiro


postado em 01/09/2017 12:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Fazer uma reforma, seja lá em qual ambiente for, requer uma série de planejamentos. Na maioria das vezes, o foco principal são os cômodos maiores, como quartos e salas; porém, a decoração do banheiro tem ganhado grande destaque nos últimos meses.

Dentre as tendências, a decoração do banheiro aparece em várias categorias ? da reforma, com a instalação de pisos e revestimentos, até a decoração, com a troca de elementos básicos, como móveis, gabinetes, cubas, assentos e produtos similares.

Para lhe ajudar na hora das compras, montamos uma lista com os produtos considerados indispensáveis na reforma do seu banheiro. Conheça mais sobre eles logo abaixo!

Revestimentos

Por serem tratados como parte básica da reforma, os revestimentos acabam, muitas vezes, sendo deixados de lado ? uma pena, já que hoje em dia é possível encontrar modelos com as mais diversas estampas.

Em seu checklist, coloque os revestimentos como um dos primeiros elementos para escolher; afinal, depois deles, determinar a direção da sua decoração será muito mais fácil.

Como mencionamos, hoje em dia é muito mais fácil encontrar o revestimento para banheiro ideal para o seu projeto de decoração; já que existe uma grande variedade de estilos e estampas. Por isso, aqui vão algumas dicas!

Para quem curte uma decoração mais básica, investir em revestimentos cerâmicos é uma ótima opção. Entre eles, é possível encontrar peças com os mais variados modelos, texturas, cores e estilos ? você com certeza encontrará a opção perfeita para o seu projeto.

Mas, se você pensa em dar um toque retrô a sua decoração, uma boa opção é apostar nos ladrilhos decorados. Apesar de versátil, é preciso levar em conta o seu projeto de decoração ? já que, nesse caso, eles podem "roubar" a atenção de outros elementos.

Se a ideia é apostar em ladrilhos hidráulicos, os que imitam a famosa estampa dos azulejos portugueses é uma ótima opção ? principalmente se o seu projeto integra a sala e a cozinha, como as cozinhas no estilo americano.

Cubas

Apesar de parecer uma escolha fácil, quando se trata da cuba do banheiro, é preciso levar pelo menos dois detalhes em conta: formato e tamanho ? e ambos estão diretamente ligados.

Quando falamos de formato, você pode escolher entre modelos redondos, quadrados ou retangulares.

Cubas redondas geralmente são mais leves e delicadas do que as quadradas ou retangulares ? principalmente aquelas que possuem a base mais estreita que a borda.

Já os modelos quadrados e retangulares dão um ar mais sério a decoração. Na maioria das vezes, os modelos com formas retas são usadas em projeto mais sérios, como em escritórios e consultórios.

Quando falamos sobre tamanhos, é possível considerar uma série de fatores; porém, deve-se ter em mente a questão da proporcionalidade.

A sua cuba não pode ser maior que o gabinete, e nem ocupar um espaço muito grande; afinal, é preciso deixar espaço para os objetos pessoais e para os demais elementos que você deseje deixar em cima da bancada.

Não existe uma regra considerada certa ou não, pois isso dependerá muito do projeto da sua decoração. Portanto, bom-senso é sempre a palavra de ordem!

Gabinetes

O gabinete do banheiro é uma peça fundamental para a organização e aproveitamento do espaço do ambiente, além de, claro, ser uma das peças-chave da decoração. Por isso, é preciso levar em conta alguns detalhes para fazer a melhor escolha em questões de custo-benefício.
Um dos primeiros detalhes para se levar em conta é a parte de cima do gabinete: a bancada. Quando o assunto é bancada, tenha em mente que a peça escolhida precisa ser maior que a cuba que você comprou. Além disso, lembre-se também de que é preciso deixar espaço para os seus objetos pessoais e elementos como o porta-escovas e a saboneteira.

Já quando o assunto é a parte de baixo, você tem a liberdade para brincar do jeito que preferir. Antes de fazer sua escolha, procure saber quais objetos pretende guardar no gabinete e quais suportes serão necessários para suprir essas necessidades.

Assim como as outras peças, tenha em mente que a escolha da cuba e do gabinete virá de você e do estilo do seu projeto.

Vasos sanitários e assentos
Por fim, mas não menos importante, vêm os vasos e assentos sanitários. Para quem está em busca de um produto com bom custo-benefício, a melhor opção é apostar em bacias que já têm a caixa acoplada ? de preferência aquelas que têm descarga com acionamento duplo.

Mas se o seu projeto pede peças que combinem com uma decoração no estilo mais clean, uma boa opção é apostar em bacias convencionais ? que possuem a válvula de descarga instalada diretamente na parede e dão um ar mais minimalista à decoração.

Quanto aos assentos, aí vai uma dica de ouro: verifique antecipadamente o modelo do seu vaso sanitário. Afinal, existem assentos sanitários com diversos tamanhos e encaixes; por isso, é importante saber se a peça escolhida servirá no seu vaso sanitário de forma igual.
Agora que você conhece alguns dos principais itens para reformar o seu banheiro, é só incluí-los em sua lista de compras e partir para a reforma.


Website: http://www.telhanorte.com.br/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade