Publicidade

Estado de Minas

Atualização na área de Hipertensão é oferecida pelo Hospital das Clínicas


postado em 31/08/2017 15:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Muito comum durante as consultas de rotina para a verificação da pressão arterial, a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame recomendado para todos os médicos que lidam com pacientes com algum tipo de alteração da pressão. Para isso, é fundamental que estes profissionais estejam sempre atualizados sobre este exame.

Por isso, a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (EEP HCFMUSP) oferece um curso online da MAPA, no qual o aluno tem a oportunidade de aprender e se atualizar sobre quais são as indicações, vantagens e eventuais desvantagens e limitação do método, além de analisar e interpretar os traçados dos resultados.

O curso é coordenado pelos Professores Doutor Decio Mion Jr. e Doutor Fernando Nobre, autores do livro MAPA ? Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (já na sua 5ª. Edição) e especialistas no assunto. As aulas também são ministradas por eles.

"A Monitoração Ambulatorial está se tornando cada vez mais, um exame imprescindível na prática clínica do dia a dia. Quando verificamos que o percentual de pacientes com hipertensão do avental branco atinge 30% dos indivíduos que se apresentam com pressão elevada nos consultórios, concluímos que há necessidade de conferir o diagnóstico de hipertensão pela MAPA", explica o Dr. Decio Mion Jr.

O curso tem carga horária de 20 horas e público-alvo Médicos e estudantes de Medicina. Entre os diferenciais de fazer um curso a distância na EEP HCFMUSP está a possibilidade de estudar e ser orientado pelos profissionais que fazem parte do maior complexo hospitalar do Brasil, com um certificado emitido pela Escola do Hospital das Clínicas, mesmo estando fora de São Paulo.

Sobre a MAPA

A Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame que mede a pressão arterial do paciente por 24 horas e verifica as variações que cada pessoa pode ter ao longo do dia em uma rotina normal de trabalho e lazer. A recomendação é para evitar um diagnóstico equivocado, já que 30% das pessoas sofrem da "Síndrome do avental branco", ou seja, apresentam a pressão elevada no consultório, sem que isso reflita um diagnóstico real. Atualmente existem no Brasil cerca de 30 milhões de hipertensos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Sobre a EEP

Criada em 2010, a EEP tem como missão, formar e capacitar profissionais da saúde, internos e externos ao HCFMUSP, antecipando as necessidades do mercado, difundindo conteúdos de referência, com utilização de tecnologia e inovação, e contribuindo para a excelência na Saúde. Fazem parte da sua grade curricular, cursos de capacitação, especialização e extracurriculares nas áreas médica, multiprofissional e técnica, nas modalidades presencial e a distância.

Saiba mais sobre o curso da MAPA:
http://hcfmusp.org.br/portal/cursos/?aid=1&buscar;=online&cid;=100492

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade