Publicidade

Estado de Minas

Segundo dados, faturamento do setor de alimentação subiu 9,3% em 2016


postado em 29/08/2017 17:45

Nos últimos dois anos o mercado brasileiro vem sentindo os reflexos da recessão econômica que o país enfrenta, o índice que mede a inflação tem demonstrado retração. Mas um segmento que já revela sinais de recuperação, o setor de alimentação vem apresentando aumentos consecutivos. De acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o ano de 2016 fechou com números positivos na comparação com o ano anterior, o segmento faturou cerca de 614 bilhões de reais, o que significa um aumento de 9,3%.

O relatório também revelou as expectativas para este ano, em 2017 a associação espera um crescimento na produção de 0,6 a 1,2 por cento, e um aumento das vendas entre 0,7 e 1,5 por cento. Já a expectativa do valor na exportação deve ficar entre 37 e 40 bilhões de dólares este ano segundo a ABIA.

Com mais de 30 mil empresas o setor de alimentação é o maior no número de empregos, mais de 1 milhão e meio, o segmento é o maior entre as indústrias de transformação o volume total do valor é cerca de 550 bilhões de reais de produção (dados de 2014 do VBPI/IBGE). Em 2016 a exportação obteve aumento de 3,4% no valor fechando o ano com mais de 36 bilhões de dólares no comparativo ao fechamento de 2015 que foi de pouco mais de 35 bilhões.

Esse resultado do setor de alimentação influenciou muito positivamente o superávit da balança comercial do país, ano passado a fatia foi de mais de 31 bilhões de dólares, esse saldo representou cerca de 66% do volume total da balança.

Esse aumento no faturamento do ano passado no setor se deve a realidade atual da população, que em sua maioria vive em centros urbanos e mantêm hábitos fazer a alimentação em restaurantes, essa é uma tendência mundial e que o nosso país também compartilha.
Para atender a essa demanda o segmento de vendas de alimentos pela internet vem crescendo também, nos últimos dez anos o Food Service como é conhecido cresceu cerca de 14% a cada ano, enquanto o varejo no mesmo período cresceu em torno de 11%. Em 2016 o Food Service faturou cerca de 7% a mais com relação ao ano anterior, foram cerca de 150 bilhões de reais.

A Fin"Arte uma empresa de bolos artesanais que existe a mais de 20 anos no mercado, produz sabor e qualidade com 5 linhas diferentes de produtos: Brownie, Bolo Americano, Bolo Amanteigado, Fludens e a Linha Sem açucares totalizando 17 tipos de bolos. A qualidade dos produtos começa pela seleção de fornecedores e matérias-primas, passando pelos diversos processos de fabricação até o constante treinamento e aperfeiçoamento técnico dos colaboradores.

Através de uma grande rede de distribuição, em mais de 500 pontos de venda principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, é possível encontrar os produtos e confirmar sua qualidade, ou adquiri-los através da internet na loja virtual. Acesse também as redes sociais agora mesmo e saiba mais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade