Publicidade

Estado de Minas

Rio de Janeiro vai sediar II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo


postado em 29/08/2017 13:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O Rio de Janeiro vai receber a II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) entre os dias 7 e 10 de outubro. O objetivo é aproximar os arquitetos e urbanistas da sociedade para debater temas relevantes para o setor e as políticas de orientação, disciplina e fiscalização da profissão. As conclusões da Conferência têm caráter de recomendação aos conselhos federal e estaduais de Arquitetura e Urbanismo. O evento é gratuito e aberto a participação de todos os arquitetos e urbanistas e sociedade em geral. Haverá transmissão ao vivo pelo site do Conselho.

O tema principal dos debates será "Todos os Mundos ? Rumo a UIA.2020.RIO", em referência ao tema proposto para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020: "Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21". Dessa forma, a II Conferência inicia os trabalhos de preparação para o evento da União Internacional de Arquitetos, que representa mais de 1,5 milhão de arquitetos de 130 países. Espera-se que mais de 10.000 profissionais de todo o mundo venham ao Rio de Janeiro em 2020. Desde 1969, quando Buenos Aires foi a sede do 10º Congresso, a América do Sul não hospedava um evento mundial da UIA.

A II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo pretende reunir mais de 600 arquitetos e urbanistas no Rio de Janeiro para três palestras magnas e debates desenvolvidos em três blocos. O primeiro deles será composto por quatro mesas redondas:

a) "O mundo da renovação", focando nos centros urbanos das cidades, sua recuperação e vivacidade.

b) "O mundo da resiliência", abordando a periferia das cidades, suas fragilidades, resistências e as reversões das más situações.

c) "O mundo da transição", tratando do impacto das novas tecnologias de comunicação e informação e das mudanças comportamentais na reorganização das cidades.

d) "Todos os mundos", reunindo e ampliando as discussões anteriores e apontando para o tema do 27º Congresso Mundial de Arquitetos ? "Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21".

O segundo bloco vai abordar as ações na área de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo e debater o percurso do CAU desde sua fundação até os desafios que se apresentam ao futuro.

O terceiro bloco, coordenado pelo Colegiado das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), discutirá o futuro do ensino e do exercício da profissão. Com o tema "Arquitetura e Urbanismo como aprendizagem intercultural", seus debates serão igualmente abertos a todos os inscritos na II Conferência.



Website: http://www.caubr.gov.br/conferencia2017

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade