Publicidade

Estado de Minas

REMS promove atividades físicas gratuitas na Av. Paulista (SP) e Aterro do Flamengo (RJ) com a presença de atletas como Raí, Ana Moser e Patrícia Medrado


postado em 24/08/2017 16:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer, a REMS ? Rede Esporte pela Mudança Social, parceira da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), promove o evento "Esporte na Rua". Este grande chamado para a população participar de atividades físicas, esportivas e brincadeiras ativas em espaços públicos conta com a participação de diversos membros da rede.

Os eventos, gratuitos e abertos ao público, fazem parte das comemorações de 10 anos da REMS, que reúne 86 organizações que acreditam no esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, realizam mais de 100 mil atendimentos diretos por ano. No dia 27 de agosto (domingo) em São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro e, no dia 26 de agosto (sábado), em Curitiba, grandes intervenções serão realizadas e toda a população será convocada a praticar esportes.

Em São Paulo, a esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo recebe brincadeiras de rua e esportes variados, como tênis, futebol e rugby, com ONGs como Social Skate, Associação HURRA!, Fundação Cafu, Instituto Passe de Mágica e Projeto Vida Corrida, entre outras.

No Rio de Janeiro, diversas organizações como a Fundação Gol de Letra, Instituto Reação e Projeto Grael oferecem oficinas de lutas, ginástica rítmica, skate, vela e futebol com venda nos olhos. Ao final das oficinas será realizada uma grande roda de conversa e todos serão convidados para uma roda de capoeira. O evento terá sua concentração no Aterro do Flamengo.

Em Fortaleza, o evento acontecerá na Praça da Paz Dom Hélder Câmera, na Praia do Futuro. Serão realizadas atividades recreativas, educativas e culturais para todas as idades, além de jogos esportivos, futebol de areia e futsal, dama humana, frisbee, beach tennis e slackline, liderados pelo Instituto Esporte Mais (IEMais) e pelo Instituto Povo do Mar (IPOM).

Curitiba será a cidade sede para o "Esporte na Rua" no sul do país. O local escolhido é o Parque dos Peladeiros, onde fica a sede do Instituto Futebol de Rua. Serão oferecidas inúmeras atividades esportivas, contando com a participação do FdR, Instituto Compartilhar, Instituto Guga Kuerten e Atleta Bom de Nota, com minivôlei, futebol freestyle, futebol de rua, futsal e mini tênis, bem como atividades culturais para entreter os participantes.

Além dos eventos âncoras, os membros da REMS também realizarão eventos durante toda a semana de comemoração, que vai de 21 a 27 de agosto. Em Campos do Jordão (SP), o Instituto Patrícia Medrado comandará o tênis em rede, atividades que acontecem também em outras unidades da ONG. O Instituto Reação promoverá no Polo da Rocinha (RJ) um treino integrado de judô com a Luta pela Paz e Fundação Gol de Letra.

"Queremos mostrar que o espaço público deve ser usado para o bem comum. Por isso, estamos mobilizando toda nossa rede, composta por educadores, líderes comunitários, assistente sociais, atletas e educandos, para que ocupem as ruas", comenta Ana Luiza de Araujo Carrança, coordenadora da REMS. "Mais do que diversão, democratizar, com qualidade, a atividade física e o lazer promove saúde, bem-estar e favorece o desenvolvimento humano", explica William F. B. de Oliveira, diretor executivo do Instituto Barrichello, organização responsável pela Secretaria Executiva da REMS.

A REMS tem como missão fortalecer organizações que reconhecem o esporte como fator de desenvolvimento humano. A intenção da rede é trazer visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania.

Programação Eventos Âncoras

São Paulo (SP)
Data: 27 de agosto, das 11h às 14h
Local: esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo. Atividades: As organizações da REMS oferecerão aos moradores de São Paulo e seus visitantes atividades físicas e esportivas. Skate (Ong Social Skate), rugby (Associação HURRA!), dança (Fundação Cafu), futebol 3 (Fundação EPROCAD), capoeira e tchoukball (Fundação Gol de Letra), tênis (Instituto Patrícia Medrado), lutas (Instituto Barrichello), jogo do desenvolvimento esportivo, (Prodhe), jogadeira (Instituto Esporte & Educação), futebol de rua (Instituto Futebol de Rua), amarelinha, corda, desafios do bambolê e um jogo de basquete com cesta adaptada (Instituto Passe de Mágica), aquecimento (Projeto Vida Corrida).

Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de agosto, das 9h às 12h30
Local: Aterro do Flamengo.
Atividades: Ginástica Rítmica (Fundação Gol de Letra), Judô (Instituto Reação), Skate (Coletivo Brisa), Vela (Projeto Grael), Futebol (Instituto Bola Pra Frente), Muay Thai e Capoeira (Associação Luta Pela Paz), Dinâmicas e Rodas de conversa com a temática do esporte (PROMUNDO), Rodas de conversa com mulheres esportivas de destaque (Fundo Elas) e Futebol de cinco com vendas nos olhos (URECE). Ao final das oficinas será realizada uma grande roda de conversa com os presentes para impressões sobre o evento e todos serão convidados para uma roda de capoeira.

Fortaleza (CE)
Data: 27 de agosto, das 8h às 13h
Local: Praça da Paz Dom Hélder Câmara (Av. Dioguinho, 3519 - Vicente Pinzon, Praia do Futuro)
Atividades: aulão de dança, futebol de areia, futsal, jogos recreativos (dama humana, mini atletismo, frisbee, handebol adaptado), oficina de capoeira, tarp surfing, vôlei de areia, beach tennis, skate e slackline, coordenados pelo Instituto Esporte Mais (IEMais) e pelo Instituto Povo do Mar (IPOM).

Curitiba (PR)
Data: 26 de agosto, das 9h às 16h
Local: Parque dos Peladeiros.
Atividades: Instituto Futebol de Rua (Futebol de Rua e FreeStyle), Instituto Compartilhar (Vôlei e Mini Vôlei), Instituto Guga Kuerten (tênis e mini tênis) e Atleta Bom de Bola (futebol e futsal)

Para consultar todos os eventos, acesse www.rems.org.br.


Website: http://www.rems.org.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade