Publicidade

Estado de Minas

Descubra como funciona uma avaliação de imóveis


postado em 23/08/2017 15:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Seja para venda ou para locação de um imóvel, o primeiro procedimento necessário é a sua avaliação. Afinal, não se pode estabelecer os valores e condições de transação se não houver os devidos laudos e pareceres para a análise adequada do bem. Além disso, existem algumas condições e peculiaridades que só podem ser percebidas por profissionais qualificados (perito avaliador de imóveis ) e que não deixam os detalhes escaparem em uma visita mais acurada.

"O proprietário do imóvel pode não conseguir inferir as condições básicas do bem por motivos pessoais e por não se atentar para detalhes importantes. O mesmo acontece com os compradores e com as empresas de assessoria imobiliária ? além de não haver muito do aparato básico para a avaliação, ainda existe o problema de um olhar enviesado", explica Evandro Correia Silva, sócio da Nero Perícias (http://www.neropericias.com.br), que realiza serviços de avaliação de imóveis de todos os portes.

A avaliação de imóveis também é importante para garantir o respaldo legal sobre o local. Ela serve de garantia em situações futuras de alteração das condições atuais porque o laudo da avaliação é devidamente registrado e oficial perante os órgãos competentes.
Nem todo mundo sabe, mas as avaliações de imóveis precisam ser feitas dentro de normas específicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) pela NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3 e 14.653-4. Além disso, é fundamental que os profissionais sejam credenciados no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários) e regulamentados junto ao COFECI (Conselho Nacional de Corretores de Imóveis).

Vantagens

A determinação do valor de um imóvel é uma das principais vantagens de sua avaliação. Essa determinação é importante não só em transações imobiliárias, mas também em ações como oferecimento de garantias. No ato de um empréstimo, ou quando se é fiador de um imóvel, é preciso lançar os dados pertinentes ao seu imóvel, como valor e condições estruturais. Nesse caso, é fundamental ter em mãos um documento válido e oficial de avaliação do imóvel para garantir a integridade da transação.

Além disso, no âmbito particular, a avaliação é essencial para quem quer fazer atualizações patrimoniais, contratação de seguros e planejamentos tributários.

Todas essas operações dependem diretamente da interpretação de custos e riscos, o que aparece de forma clara e detalhada na avaliação imobiliária realizada pelos peritos. Por isso, é importante ter um documento comprobatório e que possa ser usado para refutar possíveis equívocos cometidos na avaliação feita pela outra parte.

O mesmo acontece em casos de determinação de bens e de realização de inventários. A avaliação, nesses casos, tem um caráter preliminar e é parte de um grande levantamento de bens e do patrimônio geral de uma pessoa, família ou empresa. Isso é fundamental para que as partes estejam devidamente resguardas em caso de questionamento sobre a determinação dos valores. Em caso de processos judiciais, as avaliações prévias devidamente reconhecidas podem servir como provas e como apoio para os advogados embasarem os seus argumentos e processos.

Já os imóveis comerciais demonstram ainda mais necessidade de uma avaliação confiável e oficial. Isso porque dependem dessa avaliação o balanço financeiro, a consideração do imóvel no caso de separação de sócios ou fusão com outras empresas, e até mesmo para avaliar as possibilidades de locação e aquisição de outra sede.

Qualquer que seja o objetivo, é sempre importante recorrer a uma avaliação confiável e periódica para poder determinar as condições locais e resolver possíveis disputas e pendências.


Saiba mais

A Nero Perícias é uma empresa de perícias com sede na cidade de São José do Rio Preto e que faz perícias de diversos tipos com uma equipe de profissionais inscritos no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários) e regulamentos junto ao COFECI (Conselho Nacional de Corretores de Imóveis). A empresa emite laudos imobiliários periciais elaborados de acordo com as normas da ABNT. A Nero Perícias ainda atua no segmento de perícia grafotécnica e falsidade documental. A perícia grafotécnica consiste na avaliação de autorias de assinaturas ou textos e detecção de assinaturas. Já a perícia que analisa falsidade documental identifica adulterações de documentos e faz a recuperação de documentos queimados, raspados ou lavados. Para saber mais, visite o site www.neropericias.com.br ou ligue para (17) 3021-9200.


Website: http://www.neropericias.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade