Publicidade

Estado de Minas

Segundo dados, banda larga fixa ganha 1,4 milhões de assinantes no Brasil em um ano


postado em 22/08/2017 13:00

O país tem se destacado na área de telecomunicações principalmente no que diz respeito contratação do serviço de banda larga fixa, é comum ouvir falar do aumento no interesse dos usuários pelos serviços móveis como 3 e 4G. Mas o crescimento que surpreendeu foi divulgado recentemente pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O aumento neste serviço de banda larga chamou a atenção do setor.

Segundo o levantamento da Anatel o serviço de internet banda larga fixa no país teve um aumento de 5,4% em doze meses, o período considerado foi de abril de 2016 até abril de 2017. Durante estes meses houve mais de 1,4 milhões de novas assinaturas, com esse acréscimo a quantidade de linhas ativas no Brasil chegou a cerca de 27,4 milhões.

Os números revelam que quase 50% da população no Brasil tem acesso à banda larga fixa: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número médio de habitantes em uma casa no país é de 3,4 pessoas, portanto aproximadamente 94 milhões de pessoas tem acesso a internet banda larga fixa, de um total de pouco mais de 200 milhões de brasileiros.

O crescimento por operadora ocorreu da seguinte forma nesse período: a Vivo é a primeira com o aumento de 140 mil novas assinaturas em sua base, e percentualmente o aumento foi de 1,83%. Porém quando considerado o aumento proporcional, a operadora TIM assume a ponta com mais de 19% de novos assinantes, esses foram de 57 mil a mais. Não foram contabilizados no crescimento provedores regionais, como a Copel Telecom por exemplo.

Os lugares onde houveram maior crescimento foram nos estados do Rio Grande do Sul com 8,56%, logo atrás o estado de Minas Gerais com um crescimento de 8,28% e o estado de São Paulo com 2,63%. Entretanto, o crescimento nas assinaturas de internet banda larga fixa nesse período de 12 meses ocorreu em todos os estados do país.

Apesar do crescimento na quantidade de assinantes da banda larga fixa no Brasil, além da análise os dados estatísticos, é necessário medir também a qualidade da conexão. Sem isso, se orgulhar dos bons números é quase em vão.

A qualidade e a velocidade da internet são pontos muito importantes nesse contexto. Teste de velocidade pode ser feito através de sites para garantir e monitorar a qualidade e velocidade do sinal da internet de sua casa, assim pode confirmar se está recebendo por parte do operador o que realmente contratou.

O site MinhaConexão é uma ótima plataforma para realizar teste de velocidade e ainda tirar dúvidas sobre alguns problemas. Além do teste, pode-se ver o mapa dos principais e mais rápidos servidores na sua região, é possível também consultar o ranking de velocidade da internet em todo o Brasil. Se você tiver um Site ou um Blog é disponibilizado o código para que você cole na sua página e tenha um mini medidor de velocidade. Acesse o site MinhaConexão e confira.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade