Publicidade

Estado de Minas

FMB realiza fórum para debater impactos da reforma trabalhista nos sindicatos médicos

"Precisamos discutir porque não podemos, em tempos de enfraquecimento da legislação, enfraquecer o apoio aos trabalhadores médicos" - Waldir Cardoso


postado em 21/08/2017 15:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
A Federação Médica Brasileira (FMB) confirma para o dia 22 de setembro, sexta-feira, em Florianópolis, a realização do fórum Impactos da Reforma Trabalhista no Movimento Sindical Médico. A atividade envolverá pelo menos 20 sindicatos de médicos de todas as regiões do Brasil e que representam mais de 200 mil médicos brasileiros.

"Vivemos um momento de transição para os sindicatos de modo geral e nós, como entidade que congrega sindicatos médicos em todas as regiões do país, temos a missão de nos adequarmos às novas regras e debater, conversar, discutir e aprender são imprescindíveis para conseguirmos avançar", destaca o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.

De acordo com Waldir, os sindicatos de médicos têm trabalho fortalecido em suas bases e poucos dependem exclusivamente do recolhimento da contribuição sindical. "Ocorre que esse era um imposto que chegava aos sindicatos de maneira compulsória e contribuía para o apoio da realização de atividades em defesa dos médicos. Precisamos discutir essa questão também porque não podemos, em tempos de enfraquecimento da legislação, enfraquecer o apoio aos trabalhadores médicos", destaca.

Para tratar desse assunto foram convidados os representantes dos sindicatos de médicos de Pernambuco e Rio Grande do Sul. "A proposta é mostrar como esses dois grandes sindicatos realizam as campanhas de filiação e fidelização de médicos e principalmente, mostrar a realizada de duas regiões muito distintas econômica e culturalmente", acrescenta Waldir.

O evento tem apoio do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc) e será realizado no hotel Hotel Slaviero Baia Norte, das 9 às 19h.

Programação:
Data: 22/09/2017 ? sexta-feira | Local: Hotel Slaviero Baia Norte- Florianópolis ? SC

9h ? Acolhimento

9h20 ? Boas-vindas: Waldir Araújo Cardoso (presidente da FMB) e Vânio Cardoso Lisboa (presidente do Simesc)

9h30 às 12h - Mesa 1: Terceirização - Participante: Zilmara Alencar (advogada da Assessoria Jurídica da FMB) - Coordenação da mesa: Janice Paikow (vice-presidente da FMB) e Zulma Sueli Carpes (secretária Geral do Simesc)

12h30 ? Almoço

13h45 às 16h45 - Mesa 2: Novas formas de custeio das entidades sindicais e Filiações: novos filiados e fidelização - Participantes: Zilmara Alencar (Advogada da Assessoria Jurídica da FMB), Tadeu Calheiros
(presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe)), Maria Rita de Assis Brasil (vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)) - Coordenação da mesa: Waldir Araújo Cardoso (presidente da FMB) e Malu Davi (secretária Geral da FMB)

16h45 ? Coffee break

17 às 19h - Mesa 3: Negociação Coletiva - Participante: José Carlos Calegari (advogado da Assessoria Jurídica do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp)) - Coordenação da mesa: José Erivalder Guimarães (Secretário de Finanças FMB) e Leopoldo Alberto Back (vice-presidente do Simesc)

19h ? Encerramento

Promoção: Federação Médica Brasileira ? FMB - Apoio: Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina ? Simesc



Website: http://www.portalfmb.org.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade